quinta-feira, 28 de março de 2019

TIMON – O consumo dos mais variados tipos de alimentos e a utilização de objetos, por vezes, oferecem um risco à sociedade quando o seu descarte ocorre de modo irregular. Métodos de reaproveitamento de materiais e alimentos acabam se tornando um caminho bastante necessário para melhorar a vida em sociedade. Pensando nisso, aconteceu na quinta-feira, 21, no Senac em Timon, uma ação do Projeto Integrador da turma de Aprendizagem em Serviços de Supermercados, que apresentou um sistema de irrigação a partir de materiais reciclados.

São diversos os sistemas de irrigação utilizados na agricultura. Quando se fala da agricultura familiar, todo mecanismo que auxilie na manutenção dessa atividade e, principalmente, ferramentas de baixo custo, é uma boa iniciativa. Bem informados sobre essa importância, aprendizes do curso de Serviços de Supermercados criaram um sistema de irrigação utilizando aspersor.

“Aspersor é um aparelho que lança água em gotículas e molha suavemente o solo. Comunidades carentes da zona rural de Timon acabam não tendo condições financeiras para investir nestes sistemas, o objetivo do nosso projeto é diminuir os gastos dos produtores com irrigação, uma vez que são utilizados materiais recicláveis, como espaguetes, palitos de pirulito, canos, tapes, pregos, ou seja, materiais que muitas vezes são descartados no meio ambiente, além de estimular o empreendedorismo rural dando oportunidade aos agricultores de elevarem a qualidade das frutas, hortaliças e verduras cultivadas através da agricultura familiar", informou o aluno criador do protótipo de aspersor customizado, Alessandro da Silva Rodrigues.


Para auxiliar a construção do aspersor, 23 aprendizes das empresas Mix Mateus, Ferronorte, Pax Piaui, Intertimon e Tambasa, estiveram envolvidos na ação que pretendeu evidenciar o resultado final das atividades desenvolvidas em sala de aula. Para Nilton Almeida, foi uma oportunidade de fortalecer a iniciativa de diversas famílias que utilizam da agricultura para gerar seu sustento. “Essa é uma forma de os alunos colocarem em prática o que foi aprendido em sala de aula. Tratamos do fortalecimento da agricultura familiar para o desenvolvimento comercial. Depois de estudos e pesquisas, desenvolvemos um artigo científico no qual identificamos, além do crescimento da agricultura familiar local (Timon), o crescimento nacional (Brasil) e regional (Maranhão) e os investimentos feitos pelo poder público motivando agricultores”, comentou.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Alisson Gomes, falou sobre os principais investimentos que têm colaborado com esse crescimento. “Podemos citar, por exemplo, a implantação de campos agrícolas no município, que tem incentivado a produção de hortaliças e frutas irrigadas, os investimentos na produção animal, voltada para a criação de caprinos e de galinha caipira. A ideia dos alunos é louvável tendo em vista que alguns agricultores ainda fazem esse trabalho de forma manual, e o aspersor apresentado se mostra eficiente, e vale sempre ressaltar que se faz necessário mensurar consumo de água e energia para potencializar estes sistemas de irrigação", disse.

O evento reuniu, além de aprendizes e Secretaria Municipal, a gerente do Senac em Timon, Cristina Camelo Silva, e assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Timon.

0 comentários:

Postar um comentário