sábado, 20 de abril de 2019
O Sebrae nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará continuam a investir no engajamento da governança local e competitividade dos pequenos negócios, contribuindo para transformar o território em um destino turístico inteligente.


Os empreendedores maranhenses de pequenos negócios que atuam na Rota das Emoções serão beneficiados por ações significativas do Sebrae até o final deste ano. Além de eventos pontuais no estado, entraram no planejamento da instituição eventos envolvendo os municípios do Piauí e Ceará que integram o destino, reforçando a promoção, o fortalecimento da governança e o aumento da competitividade dos pequenos negócios locais.

Dentre as ações que serão executadas pelo Sebrae Maranhão, incluindo alguns municípios do roteiro complementar, a instituição já programou o Benchmark Sebrae ES (MA e PI), São João de Oportunidades, Seminários de Negócios Rurais (com intuito organizar a cadeia produtiva para ser fornecedora dos estabelecimentos de hospedagens e restaurantes da região), Festival Gastronômico, Festival de Turismo de Aventura de Rosário, 4º Salão de Turismo da Rota das Emoções, Seminário de Inovação da Rota das Emoções, Fampress Influenciadores Digitais Rota das Emoções, Liquida Bazar (Parceria SEBRAE e CDL) e Prêmio Destaque Empresarial.


Para este ano, ainda está em vias de ser lançado o Investe Rota das Emoções, projeto que advém de um convênio celebrado entre Sebrae Nacional, Ministério do Turismo e Embratur com objetivo de promover destinos turísticos em todo o Brasil. No recorte do Maranhão, Piauí e Ceará o roteiro integrado da Rota das Emoções – estruturado há mais de 13 anos, receberá os recursos para que sejam estimulados negócios e parcerias locais, fomento de inovação nos empreendimentos existentes e a consolidação do roteiro como destino inteligente – que proporciona ao viajante uma experiência completa ao integrá-lo com a comunidade, ao mesmo tempo em que garante o desenvolvimento sustentável (ambiental, econômico e social) da região com tecnologias e soluções digitais inovadoras.

 Evento TransformAgora

A apresentação das ações 2019 que o Sebrae vai executar este ano no território da Rota das Emoções foi apresentado durante o TransformAgora – Encontro de Parceiros e Clientes Sebrae, realizado em Barreirinhas na última semana, com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da instituição no estado, Raimundo Coelho e os diretores executivos – Albertino Leal (superintendente), Mauro Borralho (área técnica) e Rachel Jordão (Administração e Finanças).

Reunindo representantes da gestão pública, empresários e sociedade civil organizada da região dos Lençóis Maranhenses, o evento fez parte da estratégia da nova gestão diretiva do Sebrae que, antes de Barreirinhas, também esteve em Rosário, reunida com as lideranças, classe empresarial e representantes de instituições e entidades parcerias da região do Munim.  

“Buscamos proximidade com os nossos parceiros e clientes, um diálogo onde pudemos aferir a efetividade de nossas ações em cada território, conversar frente a frente, receber demandas dentro da expertise do Sebrae e dirimir dúvidas. As ações irão impactar diretamente na atuação da instituição em todas as regiões do estado”, destacou o presidente Raimundo Coelho, que idealizou e capitaneou o evento.

De fevereiro até a primeira quinzena de abril, foram 15 encontros TransformAgora, nas unidades regionais e Núcleos de Atendimento Empresarial (NAEs) do Sebrae no estado. No total, quase 1.200 parceiros e clientes da instituição participaram da ação. “Cada região tem uma particularidade e esse ambiente rico de interação vai nos favorecer um planejamento estratégico mais ajustado às expectativas que os pequenos negócios maranhenses buscam suprir com o atendimento e as soluções do Sebrae. Fomos surpreendidos positivamente com os feedbacks e, certamente, a nossa responsabilidade só aumenta como empresa que apoia e estimula o desenvolvimento dos pequenos negócios no Maranhão”, sinaliza o diretor superintendente, Albertino Leal.


Além de apresentar a instituição e seus objetivos, o TransformAgora priorizou a divulgação do portfólio de soluções do Sebrae. “Atendemos empresários, MEIs, candidatos a empresários e potenciais empreendedores de todos os segmentos de negócios, com soluções referentes à gestão e mercado, inovação e tecnologia, desenvolvimento territorial e educação empreendedora, soluções empresariais para lideranças e os conteúdos disponibilizados no  nosso canal de Educação à Distância. Temos muito mais no portfólio para atender cada cliente dentro de sua necessidade”, reforçou o diretor técnico, Mauro Borralho.

Para João Monteles Neto, empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreirinhas, a ação só reforçou o quanto a instituição está interessada em atender da melhor maneira o seu público-alvo. “Sabemos o quanto o Sebrae tem ajudado o desenvolvimento do Maranhão e a esta região em particular, com o estímulo ao empreendedorismo. Hoje, aqui nos Lençóis Maranhenses somos mais profissionais, atendemos melhor o nosso turista, passamos a pensar como um território e não como municípios independentes graças às ações contínuas do Sebrae ao longo de todos esses anos. A nossa expectativa após esses encontros só pode ser a melhor possível, pois sabemos que estamos do lado de uma empresa com credibilidade”.

0 comentários:

Postar um comentário