quinta-feira, 4 de abril de 2019

O curso será facilitado por Uiran Oliveira e inicia na próxima segunda (8), com aulas até sexta-feira (12), das 14h às 17h

Já pensou em decorar um ambiente com um objeto de argila que você próprio esculpiu? A Galeria Trapiche traz uma boa oportunidade para desenvolvimento do seu viés artístico com a abertura do Curso Intensivo de Olaria na próxima segunda (8), das 14h às 17h. A capacitação vai até sexta-feira (12) e será facilitada pelo artesão Uiran Oliveira. A Galeria é um equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, localizada em frente ao Terminal de Integração, na Praia Grande.

A diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi, destaca que o equipamento municipal de cultura contribui para a formação de novos artistas na cidade e torna este espaço disponível para a sociedade. "O Ateliê Trapiche é um dos projetos permanentes que dinamizam este espaço, nos tornando um ponto de encontro de artistas, em que o público não vem apenas observar uma exposição, mas vem desenvolver seus trabalhos dentro da Galeria", ressaltou.

O curso será facilitado por Uiran Oliveira, que traz em seu currículo mais de 25 anos de trabalho com argila. Durante o curso, os alunos irão aprender ou exercitar as habilidades  e também aprenderão a manusear o torno, usado para dar formas aos objetos e ornamentar as peças, produzindo uma obra completa. "É uma atividade profissional, mesmo que a pessoa ainda não tenha experiência, pois todos sairão com bagagem e poderão até utilizar como fonte de renda", destacou o professor.

O curso faz parte do projeto Ateliê Trapiche e está com inscrições abertas. As aulas serão ministradas na Galeria. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail galeriatrapicheslz@gmail.com, enviando os seguintes dados: nome completo, idade, telefone. As vagas são limitadas e o investimento é no valor de 150,00. Pode participar qualquer pessoa a partir dos 14 anos, tendo experiência com olaria ou não.

PERFIL

Desde criança Uiran Oliveira observava as marcas no chão formadas com a argila natural e disso nasceu a vontade de trabalhar com olaria. Ao longo dos anos, desenvolveu trabalhos mais voltados ao social, envolvendo a comunidade. Foi professor de cerâmica durante 12 anos e realizou exposições em vários locais como a Casa do Maranhão, Morada Histórica, Sesc Deodoro, dentre outros.

Também no Sesc, deu início ao projeto 'Mãos que Transformam' de arte educação inclusiva, com alunos cegos – realizou três exposições individuais: 'Terroada' - 2003, 'Com Tato Visual' - 2004 e 'Noturno: Passaredo e Formas' - 2009. Recebeu por três vezes premiação no Concurso de Arte Efêmera da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Já participou na Europa de duas feiras internacionais (2001/2002 - Milão, na Itália e 2005/2006 - Hamburgo e Frankfurt, na Alemanha). Também participou da 10ª Feira do Livro de São Luís, com a exposição 'Sonhando Crianças', que reunia trabalhos desenvolvidos na comunidade do bairro Novo Angelim. Atualmente, desenvolve a função de Coordenador de Montagem da Galeria Trapiche.


Da Redação - Agência São Luís

0 comentários:

Postar um comentário