terça-feira, 9 de abril de 2019

Desde que foi autorizada a cobrança de despacho de bagagens em voos domésticos, as companhias aéreas nacionais vêm se queixando dos transtornos causados por passageiros que exageram no tamanho da mala a bordo. Esse desconforto, porém, pode estar com os dias contados.

A Abear, associação que defende os interesse das principais empresas da aviação comercial no Brasil, vai começar a fiscalizar, a partir de amanhã, as malas com as quais os passageiros embarcarão. O monitoramento acontecerá antes mesmo da etapa do raio-X.

Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. Já a partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

No total, 15 aeroportos brasileiros participam desta iniciativa (veja na lista a seguir). Na fase de implementação, foram divididos três grupos com início entre os dias 10 e 24 de abril.

MEDIDA PERMITIDA


A Abear segue os padrões da Iata em relação à bagagem a bordo, que exigem a medida máxima de 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

AEROPORTOS E DATAS DE INÍCIO

10 de abril: Aeroporto de Brasília; Aeroporto de Curitiba, Aeroporto de Campinas-SP, Aeroporto de Natal
Período de orientação ao passageiro: até 24 de abril
Início da triagem: 25 de abril

17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte), Aeroporto de Fortaleza, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Salvador, Aeroporto de Belém
Período de orientação ao passageiro: até 1º de maio
Início da triagem: 2 de maio

24 de abril: Aeroporto de Goiânia, Aeroporto de Porto Alegre, Aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Aeroportos Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro)
Período de orientação ao passageiro: até 12 de maio
Início da triagem: 13 de maio

Fonte: Panrotas 

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