Prefeitura de São Luís

Assembleia Legislativa

sexta-feira, 19 de abril de 2019

O Maranhão deu o primeiro passo em busca de importante parceria com um dos mais influentes centros de pesquisas do mundo, a Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. O responsável pelo início das tratativas foi o titular da Secretária de Estado Extraordinária da Região Tocantina, Luís Carlos Porto, mais conhecido como Pastor Porto.

A convite da instituição, Pastor Porto esteve nesta semana em Bruxelas, capital da Bélgica, onde conheceu as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Melhoramento de Culturas Tropicais da Universidade de Leuven, o maior do mundo em pesquisas com bananas, com um acervo que contempla cerca de 1400 variedades deste tipo de fruta.

Pastor Porto aproveitou a agenda para fazer rápida exposição da produção de bananas do município de Itinga do Maranhão, localizado na microrregião de Imperatriz. Segundo o Pastor Porto, a ideia inicial é “fazer uma ponte” com o Departamento de Agronomia da Universidade de Leuven, para o aperfeiçoamento genético das bananas produzidas em Itinga, visando maior qualidade da fruta e possível abertura de mercado para exportação do produto maranhense. 

As bananas produzidas em Itinga usam tecnologia desenvolvida pela unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Cruz das Almas (BA), especializada em Mandioca e Fruticultura. Atualmente a Embrapa de Cruz das Almas já mantém parceria com a Universidade de Leuven.

“Vamos tomar conhecimento do nível de qualidade da banana produzida em Itinga e fazer essa ponte com a Universidade de Leuven para que os produtores de Itinga possam também ter o seu produto estudado e geneticamente melhorado, e, quem sabe, abrir portas para a exportação do produto maranhense”, detalha o secretário.

Intercâmbio

Na Bélgica, Pastor Porto também tratou sobre a possibilidade de intercâmbio da Universidade de Leuven com a UemaSul em programas de pós-graduação na área de Agronomia. Fundada em 1424, a Universidade Católica de Leuven é a mais antiga do mundo e hoje conta 42 mil estudantes de todo o mundo, incluindo brasileiros.

Programa Maranhão Solidário

Durante a agenda em Bruxelas, o secretário Pastor Porto e sua equipe tiveram a oportunidade de conhecer de perto um programa de minicrédito em apoio a projetos de desenvolvimento comunitário ofertados pelo KBC Bank, em parceria com a fundação CERA. Na ocasião, Pastor Porto apresentou aos executivos belgas o programa Maranhão Solidário, ação que, dentre outras medidas, impulsiona os trabalhos de entidades sociais do estado.

“Eles têm um programa muito bom na área de treinamento, capacitação, gerenciamento, liderança e qualidade de produtos. Eles podem também ajudar algumas entidades nossas que trabalham auxiliando pessoas, para que eles tenham uma gestão melhor no trabalho voluntário que desenvolvem no Maranhão”, explica Pastor Porto.

De acordo com o secretário Pastor Porto, esse programa belga oferece em Bruxelas treinamento específico para entidades filantrópicas, como as que participam do programa Maranhão Solidário.


0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel