terça-feira, 16 de abril de 2019
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão da Semus, realiza este mês oficinas com professores explicando sobre cuidados com a voz; ação é parte da política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo


Em alusão ao Dia Internacional da Voz, celebrado nesta terça-feira (16), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando oficinas para esclarecer sobre a importância da preservação das cordas vocais. A ação integra a política de saúde preventiva colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e tem como público-alvo professores de escolas de São Luís. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida e de trabalho dos docentes.

Nesta segunda-feira (15), profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Semus, estiveram no campus Monte Castelo, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e repassaram técnicas de cuidados com a voz. De acordo com a programação oficial, a próxima oficina acontecerá no dia 22 deste mês, a partir das 9h, no mesmo local.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, diz que a falta de cuidados com a voz é um problema muito comum e pode comprometer seriamente a atividade de algumas categorias profissionais, entre os quais, professores. Ele ressalta a importância da ação realizado pelo Cerest. "Trata-se de um órgão que realiza ações pela saúde do trabalhador. Já fizemos esta oficina no IFMA e também com educadores e pais de alunos na creche municipal Maria de Jesus Carvalho, na Camboa. Para a gestão do prefeito Edivaldo é importante a prevenção, porque a falta de cuidados com as cordas vocais pode gerar outros problemas mais graves, como o câncer de laringe", explica o secretário.


A ação está sendo direcionada a profissionais do curso de Letras da instituição federal de ensino, mas também será feita com professores de outras escolas. No próximo dia 27 de abril, a partir das 8h30, a oficina acontece na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bernardina Spíndola, no Centro.

O Cerest fica localizado na Rua do Passeio, Centro, e além de prestar serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o órgão também oferece suporte técnico-pedagógico e clínico-assistencial para atenção integral à saúde dos profissionais urbanos e rurais.

0 comentários:

Postar um comentário