quarta-feira, 24 de abril de 2019
A atividade faz parte das ações de educação ambiental da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, desenvolvida pela gestão do prefeito Edivaldo como parte da política de resíduos sólidos do município


Os alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Professor Nascimento de Moraes, da Cidade Operária, tiveram uma aula diferente na manhã desta quarta-feira (24). A sala de aula deles foi o Ecoponto Cidade Operária - Unidade 205. Este é o 12º Ecoponto entregue na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Durante o passeio que eles fizeram ao local, puderam tirar suas dúvidas sobre a política dos Ecopontos, sustentabilidade, coleta seletiva e descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. A atividade faz parte das ações de educação ambiental da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza da Prefeitura de São Luis, coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

O Ecoponto Cidade Operária - Unidade 205 foi aberto para a população no dia 12 deste mês e já está em pleno uso por moradores e carroceiros do entorno. Para marcar a abertura do novo equipamento, os alunos da U.E.B. Professor Nascimento de Moraes, vizinha ao novo Ecoponto, foram recebidos pelo Cidadão Limpeza Cidade Beleza e pela equipe técnica do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

De acordo com a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, com a entrega do novo Ecoponto serão reforçadas as ações de educação ambiental no bairro. "Nós já realizamos ações de educação ambiental para todos os alunos da rede municipal da Cidade Operária, mas a cada novo Ecoponto entregue é feita também uma série de ações para a comunidade do entorno. A ação realizada nesta quarta (24) é apenas a primeira da nova programação que será desenvolvida no bairro para informar a população sobre a importância do descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos e sobre atitudes mais sustentáveis", disse.


TIRANDO DÚVIDAS

Os estudantes aproveitaram para tirar todas as dúvidas que tinham sobre os Ecopontos. Hylkenedy Mendes, aluno do 5º ano, foi um dos que mais interagiu com o Cidadão Limpeza Cidade Beleza e quis saber para onde são encaminhados os resíduos recebidos nos equipamentos, que tipo de materiais podem ser entregues e quais os benefícios dos Ecopontos para a cidade. "Muita gente jogava lixo de todo jeito aqui perto da nossa escola. Desde que o Ecoponto foi aberto agora as pessoas deixam tudo no Ecoponto e não mais na rua. Quis saber como funciona para poder explicar para quem tiver dúvida", disse.

Durante a visita, as crianças também puderam acompanhar o descarte feito por carroceiros que trabalham no entorno do Ecoponto Cidade Operária - Unidade 205 e foram descartar os resíduos de construção civil que haviam recebido de moradores da região. Curiosos, eles também fizeram muitas perguntas a estes profissionais e puderam entender a mudança de comportamento que a presença do equipamento causa em quem trabalha ou mora nas proximidades.

A visita guiada de estudantes aos Ecopontos é mais uma destas atividades que são realizadas por meio campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, que é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para manutenção da limpeza urbana.


ECOPONTO CIDADE OPERÁRIA

Com o Ecoponto Cidade Operária - Unidade 205 a região passa a contar com três equipamentos em pleno funcionamento. O Ecoponto Jardim América funciona desde março de 2017 e o Ecoponto Cidade Operária - Unidade 101 foi entregue em dezembro de 2017. Juntos eles beneficiam 11 bairros da área e uma população de mais de 40 mil moradores.

SAIBA MAIS

Localização dos Ecopontos da região Cidade Operária:

- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América, ao lado da União de Moradores

- Ecoponto Cidade Operária - Unidade 101
Avenida Este 203, s/nº, Cidade Operária, próximo ao Campo do Real

- Ecoponto Cidade Operária - Unidade 205
Avenida Leste 103, próximo à Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Mata Roma

Que materiais são recebidos no Ecoponto?
ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc - até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc - até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros - 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)

Que materiais os Ecopontos não recebem?
- Lixo doméstico
- Animais mortos
- Resíduos hospitalares
- Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a sábado, das 7h às 19h

Informações:
Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.

0 comentários:

Postar um comentário