quarta-feira, 10 de abril de 2019
“Museus e patrimônio” e “Design criativo” são os dois dos seis cursos elaborados em parceria com a UFRGS e já disponíveis na plataforma da universidade


A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oferece dois cursos on-line gratuitos – Museus e Patrimônio e Design Criativo, que podem ser acessados pela plataforma Lúmina. Com investimento federal de cerca de R$ 186,8 mil, a iniciativa visa apresentar pontos básicos sobre diferentes setores culturais e criativos no Brasil. No total, serão lançados seis cursos livres de capacitação. Aulas sobre Artes Cênicas, Mercado Editorial (cadeia produtiva do livro), Moda e Música estarão disponíveis na plataforma até o fim do ano.

“Os cursos on-line não formam especialistas, mas dão uma boa qualificação para pessoas interessadas em ingressar nesses setores criativos”, destaca o coordenador de Formação Técnica, Gestão e Produção da Secretaria Especial da Cultura, Jorge Edson Garcia. “Fizemos questão de usar uma linguagem acessível e incentivar os profissionais dessas áreas a se profissionalizarem cada vez mais”, completa.

Cada curso tem dois módulos, com um total de 20 horas de duração. Cada um deles está dividido em três eixos: Introdutório, Estruturante e Estratégico. Ao final de cada módulo, é necessário fazer uma avaliação também on-line para verificar o entendimento do conteúdo repassado.

É possível fazer mais de um curso ao mesmo tempo e não há prazo determinado para conclusão. Os interessados devem ter apenas acesso à internet, uma vez que precisarão carregar textos e vídeos que fazem parte do material de apoio.

A inscrição nesses cursos on-line não significa estar ligado a qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFRGS, tampouco usufruir de direitos de alunos regularmente matriculados na instituição. Professores da universidade devem ser contatados para saber se esses cursos darão direito a créditos complementares ou se fazem parte de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

O conteúdo dos cursos foi elaborado por empresas especializadas do setor, contratadas via edital pelo antigo Ministério da Cultura, hoje Secretaria Especial da Cultura. A formatação do conteúdo para o modelo de curso a distância foi realizada pela equipe técnica da UFRGS.

Jogos eletrônicos

Três cursos on-line sobre o mercado de jogos eletrônicos também estão disponíveis na mesma plataforma desde o ano passado. Com duração de 30 horas cada, os cursos trazem os seguintes temas: a) O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades; b) O setor de games no Brasil: dicas e desafios para empreendedores e c) Internacionalização no Setor de Games.

Esses cursos foram lançados em parceria com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e a UFRGS, com investimento de cerca de R$ 96,8 mil. O conteúdo dos cursos é voltado à capacitação de futuros ou atuais profissionais do mercado de jogos eletrônicos e foi gerado a partir dos debates da edição de 2017 do Brazil’s Independent Game Festival (BIG Festival), o maior festival de jogos independentes da América Latina.

0 comentários:

Postar um comentário