quarta-feira, 10 de abril de 2019
A capacitação executada pelo Sebrae será aplicada em oito municípios maranhenses, com expectativa de reunir 300 pessoas em cada evento.


Abrir um negócio nunca foi tão fácil. Hoje, com um simples cadastro no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), por exemplo, quem antes trabalhava na informalidade em mais de 400 atividades, pode tornar-se um microempreendedor individual, ter o seu CNPJ e ser um empresário. Mas a partir daí, outros desafios se apresentam para quem decide empreender. Por isso, quanto mais informado e capacitado estiver o empresário, melhor condições terá para tomar decisões que afetarão diretamente a sustentabilidade da empresa.  

Pensando no dia a dia dos empreendedores, principalmente ‘os de primeira viagem’ e aqueles que pensam em montar um pequeno negócio, o Sebrae já definiu o calendário 2019 da oficina “Como montar uma empresa de sucesso” (Codes), que vão acontecer de abril a novembro em oito município maranhenses:  Carolina, Cururupu, Lima Campos, Buriticupu, Buriti Bravo, Raposa, Anapurus e Sítio Novo.

Para executar os eventos, que são realizados em parceria com as Prefeituras Municipais, estarão envolvidas diretamente as regionais do Sebrae em Balsas, Pinheiro, Bacabal, Açailândia, Caxias, São Luís, Chapadinha e Presidente Dutra.  A expectativa do Sebrae é inscrever em cada oficina uma média de 300 pessoas, contabilizando no final de novembro 2.400 participantes e cerca de 8.000 atendimentos (incluindo todas as atividades realizadas durante a Codes).


A metodologia da capacitação se propõe a trabalhar nos participantes, durante uma semana, habilidades e competências empreendedoras, aliando outros assuntos que devem, necessariamente, fazer parte da gestão de uma empresa, tais como custos, formação de preços, planejamento, suporte gerencial, marketing e vendas, dentre outros.

Em geral, a Codes é realizada em dez ou oito salas, com capacidade para 35 pessoas cada uma, onde o conhecimento é repassado de maneira simultânea.  A oficina conta com consultorias (atendimento individualizado), palestras, dinâmicas de grupo, repasse do conhecimento e até a possibilidade de um plano individual de desenvolvimento de um negócio.


A Codes integra as ações da unidade de Atendimento do Sebrae e, além de empresários e potenciais empreendedores, também é aberta a candidatos a empresários, aqueles que já possuem um negócio próprio, mas ainda atuam na informalidade.

Caso os gestores públicos tenham interesse em levar a Codes aos seus respectivos municípios, o Sebrae está disponível para mais informações em suas 11 unidades regionais no estado, quatro Núcleos de Atendimento Empresarial (NAes), dois Postos de Atendimento ou na Central de Relacionamento 0800 570 0800.

PROGRAMAÇÃO 2019
MÊS
MUNICÍPIO
REGIONAL
Abril
22 a 26
Carolina
Balsas
Maio
06 a 10
Cururupu
Pinheiro
Junho
10 a 14
Lima Campos
Bacabal
Julho
01 a 05
Buriticupu
Açailândia
Agosto
12 a 16
Buriti Bravo
Caxias
Setembro

Raposa
São Luís
Outubro
07 a 11
Anapurus
Chapadinha
Novembro
04 a 08
Sítio Novo
Presid. Dutra








0 comentários:

Postar um comentário