quinta-feira, 2 de maio de 2019
Com a proximidade da festa do Divino em Alcântara, uma das principais celebrações religiosas do país, que este ano acontece entre os dias 29 de maio e 09 de junho, o Museu Histórico da cidade, promoveu nesta quinta – feira (2), a oficina “Toque de Caixa”.

A oficina que teve como objetivo resgatar a tradição das caixeiras no município, contou com participação de jovens e adolescentes.

“Sem batuque não há festa. Como é uma atividade cansativa, muitos não se interessam pelo oficio, a oficina foi pensada justamente para incentivar o aprendizado para manter viva a tradição do toque de caixa”, afirmou Mônica Duarte, gestora do Museu Histórico de Alcântara.

Dentre os muitos festejos que fazem parte da cultura popular do Maranhão, a festa do Divino Espírito Santo se destaca como um dos mais importantes, por sua ampla difusão e pelo impacto que tem sobre a população. A Festa do Divino leva adiante uma tradição viva e dinâmica.

A festa é marcada pela presença significativa das mulheres – as caixeiras – que tocam instrumentos musicais denominados caixas do Divino. Além de procissões e missas, o evento tem música, dança, queima de fogos e distribuição de licores e doces de espécie, típico da região. O ponto alto acontece no final de semana do Domingo de Pentecostes.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário