quarta-feira, 29 de maio de 2019
Maratona tem como objetivo fomentar inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no segmento do turismo 

De 31 de março a 2 de junho, o Sebrae realiza o Hackatour 2019, evento focado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para negócios do setor turístico, criação de startups e estímulo à inovação.

Trata-se de ação da Unidade de São Luís, por meio dos projetos de Turismo e do espaço Sebraelab, uma espécie de maratona com ampla programação que interessa três tipos de perfis: o público ligado ao negócio do turismo (estudantes, professores, empreendedores do trade e demais outros ligados a atividades do setor); programadores e desenvolvedores, além de designers. A programação compreenderá palestras, brainstorming, mentorias, seleção e premiação das melhores soluções tecnológicas criadas durante a maratona.

O que é - O termo hackatour é uma alusão ao ‘hackathon’, mistura das palavras hack, traduzida como programar de modo excepcional, e marathon, que significa maratona.  É uma ferramenta originalmente ligada à produção de software, mas que vem sendo largamente usada no mundo inteiro para geração de soluções para problemas e desenvolvimento da inovação, integração de equipes e networking, dentre outros benefícios.

“O Hackatour é uma adaptação dessa ferramenta que vai permitir a formulação de soluções alinhadas aos gargalos do setor e à realidade local”, explica Shamia Renata, gestora do projeto Cadeia de Valor do Turismo em São Luís.

“Os participantes passarão por um processo de imersão acompanhado por mentores, cujo resultado será a formulação das soluções tecnológicas tendo como base o entendimento sobre os problemas da atividade turística em São Luís”, acrescenta ela. 

Inscrições - As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Loja Sebrae até o dia 30 de maio. O investimento é de R$ 60,00, individual. Para programadores, o link de inscrições será este: http://bit.ly/2LHjsms. Já designers gráficos, devem se inscrever neste link: http://bit.ly/2VkYvxb . E, por fim, estudantes, professores, empreendedores do trade e demais outros ligados a atividades do setor deverão se inscrever através deste link: http://bit.ly/2VASmlu.

Após inscritos, os participantes formarão equipes multifuncionais, compostas obrigatoriamente com pelo menos um participante de cada um dos perfis desejados (pessoas ligadas ao business turismo, programadores e designers).

Funcionamento - O Hackatour se inicia no dia 31 de maio, às 18h. Prossegue nos dias 1º e 2 de junho, de 8h às 22h. Nesse período, os participantes serão desafiados a produzir soluções tecnológicas para problemas do trade turístico de São Luís, indicados pela organização.  

Todos os projetos deverão ser criados durante a maratona e as soluções podem englobar, por exemplo, sites, aplicativos, plataformas de gestão, entre outros.

“Além de trabalhar em equipes, os participantes terão a chance de planejar e pensar soluções para problemas reais do trade, atuando em um ambiente que permite testar as soluções inovadoras, como também propiciará o surgimento de produtos e serviços que poderão ser explorados como negócio”, analisa Shamia Renata.

Ao final da maratona, serão escolhidas as três melhores soluções considerando-se critérios como utilidade, funcionalidade, alcance, originalidade e potencial de vendas, dentre outros.

Serão premiados o primeiro colocado, com participação no Case 2019; o segundo colocado com uma viagem para a ABAV Expo 2019, que acontece em São Paulo; e o terceiro colocado com uma solução de capacitação oferecida pelo Sebrae.

SERVIÇO:

HACKATOUR 2019

REALIZAÇÃO: SEBRAE/MARANHÃO

LOCAL: Sebraelab

DATA: de 31/05 a 02/06

INSCRIÇÕES: na Loja Sebrae (https://loja.ma.sebrae.com.br/)

INFORMAÇÕES: shamia@ma.sebrae.com.br e daniellec@ma.sebrae.com.br

0 comentários:

Postar um comentário