terça-feira, 25 de junho de 2019
A inscrição das alunas na pré-seleção de uma das melhores companhias de ballet clássico do mundo corrobora com o objetivo principal do programa criado na gestão do prefeito Edivaldo, que é promover a inclusão social através da dança


Alunas do programa municipal Dançando e Educando, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, poderão realizar o grande sonho de integrar a maior companhia de dança do mundo, o Ballet Bolshoi, que estará em São Luís, nesta quarta (26), para promover uma das etapas de pré-seleção que a companhia realiza anualmente em todo o país, para escolha de novos talentos. Na pré-seleção do Bolshoi, 25 meninas do Dançando e Educando terão a oportunidade de mostrar todo o seu potencial, talento e amor pela arte que na rede municipal de ensino é utilizada como ferramenta de inclusão social dos alunos.

As participantes do programa municipal, que existe há três anos, foram inscritas e incentivadas pela Prefeitura de São Luís a participarem da pré-seleção. A inscrição das alunas na pré-seleção de uma das melhores companhias de ballet clássico do mundo corrobora com o objetivo principal do programa, que é promover a inclusão social através da dança.

A primeira-dama e idealizadora do programa, Camila Holanda, destaca que essa é uma oportunidade ímpar da vida de muitas das alunas. "O Dançando e Educando é um programa inovador da gestão do prefeito Edivaldo que trabalha com a inclusão social, concretizando o sonho de muitas crianças. Considerando o desenvolvimento positivo das alunas do programa, a Prefeitura inscreveu essas crianças na pré-seleção do Bolshoi, dando a oportunidade para que elas possam participar dessa atividade de uma das maiores companhias de ballet do mundo", disse a primeira-dama, grande entusiasta do programa e que incentivou a participação das alunas na pré-seleção.


A Escola Bolshoi no Brasil realiza todo ano a seleção de novos talentos para ingresso nos cursos básico e técnico de dança clássica. As etapas da pré-seleção são eliminatórias e consecutivas. A primeira etapa consiste em exercícios de barra, centro e pontas, além de exercícios lúdicos para os candidatos para o curso básico. Durante a pré-seleção, os candidatos com maior potencial são indicados a participar da seleção junto com concorrentes de todo o país no mês de outubro, na sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville/SC.

A bailarina, coordenadora e professora do programa, Débora Buhatem, conta que o incentivo para a participação da pré-seleção tem o objetivo de estimular ainda mais as crianças. "A pré-seleção é uma oportunidade maravilhosa para nossas alunas que vêm sonhando em um dia se tornar uma bailarina profissional. Toda a equipe do Programa Dançando e Educando está sempre incentivando e trabalhando para que as nossas alunas tenham um ensino de qualidade e alcancem seus objetivos", destaca a professora, enfatizando que as alunas do programa que manifestaram o interesse em participar da pré-seleção estão tendo total apoio da Prefeitura de São Luís.


PROGRAMA DANÇANDO E EDUCANDO

Atualmente cerca de 300 crianças e adolescentes participam do Programa Dançando e Educando, que proporciona o ensino do ballet clássico a estudantes da rede pública municipal. Todo fardamento e demais acessórios - collant, sapatilha e meia - são garantidos gratuitamente pela Prefeitura às alunas. Anualmente, as alunas se preparam para espetáculos que são apresentados como encerramento do ano letivo. O espetáculo 'Para Ler e Dançar' foi a primeira apresentação pública das alunas, realizada em dezembro de 2017 e, no ano passado, o espetáculo teve como tema 'Planeta Azul'. Para 2019, nova apresentação está prevista para acontecer no final do ano.

0 comentários:

Postar um comentário