segunda-feira, 17 de junho de 2019


Resistência. Cultura. Tradição. Três palavras que bem definem o Bumba Meu Boi de Axixá que, em 2019, estará celebrando nos terreiros juninos, 60 anos de fundação, tornando-se o grupo mais antigo em atividade no sotaque de orquestra.

O Boi de Axixá foi fundado em 1° de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, pai da atual presidente de honra do grupo, Leila Naiva, que tem mantido sob segredo as surpresas do grupo para o seu jubileu de diamante. 


“A temporada deste ano é muito especial para todo o nosso grupo. Temos trabalhado incansavelmente para mostrar o vigor do Boi de Axixá nesses 60 anos. Além da emoção, vamos ter algumas surpresas que, só serão conhecidas nos terreiros. Tudo está sendo preparado com muito carinho e amor. Com muita saudade de meu pai e de tio Donato, mas firmes de que eles estão lá em cima nos guiando nessa jornada”, afirmou Leila. 

Para os arraiais, o Boi de Axixá levará mais de 130 brincantes, dentre índias, vaqueiros, vaqueiros de fita, miolos, burrinhas e orquestra. 


“Como disse, nosso grupo está extremamente afinado para esses 60 anos. Uma data muito aguardada por todos nós. Tem sido uma pré-temporada tranquila, com sacrifícios, mas cheia de separações. E a união de todo mundo é que nos motiva e dá forças pra manter o boi vivo e bonito, como o nosso povo merece”, destacou Naiva.

PREPARAÇÃO EM RITMO ACELERADO

Nos ateliês, a preparação do Boi de Axixá segue acelerada. Tudo tem que estar pronto para o dia 8 de junho, data marcada para iniciar a temporada de 2019. 


“Vamos fazer uma festa bonita, de homenagens. É preciso reconhecer a valorosa contribuição de muita gente que nos ajuda a manter o boi. Eu tenho muito orgulho de ter o apoio de tanta gente... Quando eu vejo o boi brincando, eu vejo cada pessoa que contribuiu pra que ele estivesse ali sendo aclamado, aplaudido. É muito bom sentir essa energia das pessoas”, frisou a presidente. 

Com a agenda concorrida, o Boi de Axixá promete fazer uma temporada junina carregada de emoção e alegria. 

“Estamos prontos para mostrar a alegria de carregar no peito todo o amor que temos pela nossa cultura. Iremos cantar o tema: ‘Boi de Axixá: 60 anos de Maranhão’, para tornar ainda mais celebrativo o nosso jubileu de diamante. Estamos ansiosos para começar essa linda festa que é de todos os maranhenses”, finalizou Leila Naiva. 

Fonte: Texto originalmente publicado na edição 145 do Jornal Cazumbá pag 7 

0 comentários:

Postar um comentário