segunda-feira, 17 de junho de 2019
As ações devem ser iniciadas imediatamente e contempla capacitações empresariais, missões técnicas e consultorias especializadas.


Em parceria, o Sebrae Maranhão e a Instância de Governança Regional do Polo Turístico da Floresta dos Guarás, deram mais um passo importante para a construção de um ambiente favorável ao crescimento sustentável do turismo na região do litoral ocidental maranhense.

Durante um encontro realizado esta semana na cidade turística de Cururupu, os integrantes da Instância e representantes do Sebrae, construíram um mapeamento das potencialidades existentes na região, com destaque para os pontos fortes e as oportunidades, e ainda a cautela necessária quanto às fraquezas e ameaças que desafiam o crescimento do turismo na região.

A ideia central do encontro foi a formulação de um plano estratégico de atuação integrada para desenvolver o turismo na região da floresta dos guarás.

A contribuição do Sebrae será dada por meio do Projeto Turismo na Floresta dos Guarás, lançado em março último,  com execução prevista de três anos (2019 a 2021). O projeto executado pela unidade regional do Sebrae em Pinheiro, tem como principal finalidade apoiar o desenvolvimento da região por meio da inclusão social e preservação do meio ambiente. Tendo na cadeia do turismo os meios necessários de geração de renda para a população que hoje reside e tem seus negócios na região.

“O projeto Turismo na Floresta dos Guarás nasceu da observação desse cenário de potencialidades que encontramos aqui na região. O litoral ocidental maranhense é belíssimo e cheio de riquezas, não apenas naturais, mas culturais e arquitetônicas. O Sebrae acredita que com a atuação estratégica adequada, podemos ajudar a promover o desenvolvimento sustentável dos negócios locais” enfatizou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, que atende a região.

Costurada a parceria de atuação junto a Instância de Governança, o Sebrae Maranhão trabalha agora para oferecer produtos e soluções voltadas para o trade turístico local, focadas em gestão, atendimento e fortalecimento do empresariado que já atua ou deseja atuar na atividade. As ações que serão executadas têm como principal objetivo mitigar as fraquezas, transformando as potencialidades em desenvolvimento real para o litoral ocidental maranhense.

Estão previstas ainda para o segundo semestre de 2019, o Seminário de Turismo, uma missão técnica que levará 30 participantes, dentre empresários e secretários municipais de turismo da região, ao estado do Pará, onde conhecerão experiências turísticas exitosas em Salinas e Soure. Além destas, consultorias empresarias também fazem parte do planejamento de ações do Sebrae.


Entre os principais fatores positivos que impulsionam a região abrangida pela instância - composta por 10 municípios - estão a quantidade de atrativos naturais e culturais que existem na região, assim como a riqueza do seu patrimônio histórico e a representação que as manifestações culturais exercem.

Para a presidente da Instância, a turismóloga Alzenira Pestana, as parcerias como a do Sebrae são fundamentais para que a atividade turística na região aconteça de fato.

“Estamos iniciando uma caminhada cheia de desafios, para que a nossa região aconteça enquanto turismo e essas parcerias são fundamentais. Agradecemos ao Sebrae pela disponibilidade porque somos conscientes de que teremos que quebrar muitos paradigmas sociais, culturais e comportamentais”, afirmou.

As instâncias de governança regionais são constituídas por um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.

O Projeto

Intitulado de “Turismo na Floresta dos Guarás” a ação é a continuação de outro projeto do Sebrae trabalhado na região, o DET - Desenvolvimento Econômico Territorial do Litoral Ocidental Maranhense-, que trabalhou inúmeras ações voltadas para o fortalecimento da governança e desenvolvimento do potencial turístico regional.

O programa Lider, desenvolvido na região pelo Sebrae, e que tem o envolvimento da sociedade civil organizada, do setor público e da classe empresarial, foi outro importante condutor para a implantação do projeto, uma vez que teve um dos seus eixos temáticos voltados para o desenvolvimento do turismo.

Além dos 11 municípios que integram territorialmente a Floresta dos Guarás, a cidade de Pinheiro, por toda a sua relevância como principal centro urbano da região e detentor da maior infraestrutura hoteleira e de lazer também foi incluída no eixo de atuação do projeto. Assim, a proposta do Sebrae é atender 12 municípios do território.

0 comentários:

Postar um comentário