quarta-feira, 5 de junho de 2019

A equipe de campanha do candidato a reitor Natalino Salgado realizou nesta quarta-feira (5) mais uma ação de panfletagem nos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no campus da Universidade Federal do Maranhão, UFMA.  Durante a ação, professores, servidores e acadêmicos se mobilizaram para conhecer as propostas do candidato e fazer algumas reivindicações.

Segundo o vice-reitor, Fernando Carvalho Silva, estes momentos de campanha são fundamentais para que o corpo universitário inicie o processo de análise dos candidatos e, assim, possam optar pelo mais adequado para as atuais demandas da UFMA. “É fundamental avaliar como está a atual gestão e o que se pretende para a Universidade nos próximos quatro anos e, assim, escolher quem tem as propostas mais coerentes”, afirmou.

A avaliação já vem sendo feita por alguns universitários. É o caso da acadêmica de Nutrição, Adriana Vieira. Ela ressaltou que, atualmente, os companheiros de curso precisam fazer uma peregrinação para encontrar salas onde possam assistir às aulas. “Precisamos melhorar a infraestrutura da UFMA neste aspecto e, também, dar maior suporte a quem faz curso integral, como nós”, ressaltou. O estudante de Biologia, Bruno Araújo, aponta necessidades de melhorias na infraestrutura. “Há prédios em situação precária e que precisam de melhorias o quanto antes”, diz.


Servidores da Universidade envolvidos na ação de divulgação das propostas do candidato também falaram diretamente sobre a atual situação de trabalho na UFMA e aproveitaram para questionar sobre a retomada de programas e criação de ações de valorização do servidor. “É visível que a UFMA precisa de melhorias estruturais, mas não podemos deixar de lado as atividades de qualificação de quem trabalha aqui”, ressaltou Maristela Araújo.

A reivindicação está incluída nas propostas do professor Natalino Salgado. Valorização do servidor é uma parte específica da plataforma e inclui itens como reativação do programa UFMA Saudável e implantação de projetos de qualificação.

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