quarta-feira, 5 de junho de 2019
Ação é parte da programação em alusão ao mês do Meio Ambiente e tem como objetivo discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, bem como apresentar avanços implementados pela gestão do prefeito Edivaldo na área


A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, realizam o II Encontro Municipal Lixo Zero São Luís. Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, diminuindo a geração de resíduos sólidos, incentivando a reciclagem e garantindo a preservação do meio ambiente. O evento ocorre na segunda-feira (10), das 8h às 18h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Maranhão (Jaracati), e faz parte das ações em alusão ao mês do Meio Ambiente. Entre os destaques do encontro está a profissionalização da gestão de resíduos sólidos em São Luís implementada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana, na qualidade de Órgão Gestor dos serviços de limpeza da Prefeitura de São Luís, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, empreende esforços em trabalhos e ações que visam o fortalecimento da consciência ambiental e das mudanças de atitudes no que tange ao manejo dos resíduos sólidos na capital. Além dos esforços operacionais, ocorrem também aqueles voltados para as mudanças sociais. 

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o evento possui o objetivo de agregar pessoas, projetos e organizações que são exemplo, possuem influência e trabalhos realizados na área de gestão e manejo de resíduos sólidos. "Por meio do encontro a Prefeitura quer planejar e propagar ideias e ações que promovam a educação e conscientização ambiental, a redução e o reuso de materiais, a reciclagem, a compostagem e agricultura urbana, o desenvolvimento local sustentável e tendências que fortaleçam um novo modelo de convivência, mais justo e solidário", destaca.


O evento será positivo e contará em sua programação com a apresentação de boas práticas já em execução tanto pelo poder público, nas suas variadas esferas, quanto pela iniciativa privada e pela sociedade civil organizada que incentivem a sustentabilidade. Os painelistas convidados irão apresentar o que têm feito em sua vida, comunidade, empresa ou instituição, seguindo o conceito Lixo Zero.

GESTÃO PROFISSIONAL DE RESÍDUOS

Entre as palestras de destaque do II Encontro Municipal Lixo Zero está 'A Profissionalização da Gestão de Resíduos Sólidos em São Luís'. A apresentação será feita pela presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís, Carolina Moraes Estrela, que irá falar sobre as políticas implantadas na área ao longo das duas gestões do prefeito Edivaldo à frente da administração municipal, que teve como marco o enfrentamento do desafio de desativar o Aterro da Ribeira, lixão a céu aberto que não suportava mais o recebimento dos resíduos sólidos coletados em São Luís, causando uma série de problemas para a cidade.


Desde a desativação do Aterro da Ribeira, São Luís tem se destacado entre as capitais que atendem às metas estipuladas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e já implantou políticas efetivas de coleta seletiva e reciclagem com a implantação dos Ecopontos, modernizou sua legislação municipal, criando o Sistema de Limpeza Urbana de São Luís, investiu em novas tecnologias para melhorar a prestação do serviço, além de apoiar e equipar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de São Luís, promovendo a geração de emprego, renda e fortalecendo a economia circular a partir de políticas de limpeza urbana.

PROGRAMAÇÃO

A programação do II Encontro Municipal Lixo Zero conta ainda com a apresentação de experiências exitosas de práticas como a do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís e de uma empesa promotora de eventos que tem adotado práticas sustentáveis.

No âmbito acadêmico, serão debatidos os desafios da gestão de resíduos sólidos em ambientes aquáticos e praias na Ilha de São Luís, o descarte correto e consciente de medicamentos, além de ser apresentada uma experiência de compostagem desenvolvida pela Universidade Ceuma.


CONCEITO LIXO ZERO

O objetivo do Instituto Lixo Zero Brasil é difundir o conceito pelo Brasil e o fórum é uma ferramenta para mostrar à sociedade grandes exemplos de que essa mudança é possível. Pessoas, empresas, instituições que mudaram seu comportamento em relação aos resíduos, assumiram uma responsabilidade frente a este problema ao qual o mundo todo passa.

Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais residuais são projetados permitindo seu uso no pós-consumo. "Lixo Zero significa projeto de produto e gerenciamento de processos para evitar e eliminar sistematicamente o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos e não aterrar ou incinerá-los. Ao implementar o Lixo Zero, todos os descartes para a terra, água e ar são evitados, o que são uma ameaça à saúde do planeta e dos seres vivos", informa Carolina Moraes Estrela.

0 comentários:

Postar um comentário