sexta-feira, 7 de junho de 2019

O governador Flávio Dino participou, na tarde desta sexta-feira (7), do encerramento do Seminário Estadual de Educação Ambiental, promovido pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA). Durante o evento, que debateu práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis fortalecidas por meio da educação, Flávio Dino destacou o esforço do Governo do Estado em implementar uma política de preservação do meio ambiente, com destaque a abordagem do tema nas escolas.

Para o governador Flávio Dino, o evento é uma oportunidade para dialogar com a população, neste momento em que se fala sobre flexibilização de leis ambientais e há grande avanço no desmatamento. “Precisamos reafirmar um modelo de desenvolvimento sustentável da vida, para nossa geração e para as próximas. Um seminário voltado para a educação ambiental mobiliza lideranças e cabe ao Governo do Estado acompanhar e assegurar o engajamento da nossa rede no tema”, garantiu o governador.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Coelho, agradeceu a presença do governador e destacou a importância de somar forças para assegurar a proteção ambiental, que é imposição constitucional, prevista no artigo 225. “É um importante momento para o sistema de justiça e para a sociedade civil, justamente na semana em que se comemora o meio ambiente. A nossa sociedade tem o dever de lutar por um meio-ambiente mais equilibrado. E estamos aqui todos em defesa do nosso planeta e da sobrevivência das futuras gerações”, afirmou Gonzaga.

O Seminário iniciou na quinta-feira (6), reunindo membros do MP-MA, Poder Judiciário, gestores, estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas. E contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, além do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Conselho Estadual de Educação.

Ordem dos Timbiras 


Durante o evento, o governador Flávio Dino concedeu a outorga de grau na Ordem dos Timbiras ao sociólogo, engenheiro agrônomo e militante de direitos humanos Roberto Mauro Gurgel. A homenagem é a mais alta divisa oferecida pelo Governo do Estado.

Roberto Gurgel possui trabalhos voltados para a educação na zona rural. Cearense, chegou ao Maranhão nos anos 70, onde assumiu a coordenação do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), programa de extensão universitária da UFMA que lhe deu projeção nacional. Professor da universidade,  produziu diversos estudos sobre educação no Maranhão, com olhar especial sobre a educação infantil e educação ambiental.

“Me emociono com as homenagens que recebo no Maranhão. Estou há 50 anos aqui, é a minha terra. Ter força para continuar lutando é a maior graça que Deus me deu”, pontuou o homenageado Roberto Gurgel.

Em sua fala, o governador Flávio Dino disse que a outorga da homenagem a Roberto Gurgel é feita em nome de toda a sociedade maranhense. “Aprendi muito com o professor Roberto Mauro ao longo dessas décadas. Ele tem a capacidade de ser um professor que coloca a sua vida a serviço de outras vidas, na plenitude da sociedade. Ele fala sobre o ontem, sobre o hoje, e também sobre o amanhã. Reverenciamos aqui sobretudo a vida”, disse.

Parceria SEAP e Justiça 

No intuito de promover trabalho e dignidade aos internos do sistema prisional, o governador Flávio Dino e o procurador-geral Luiz Gonzaga assinaram termo de cooperação técnica para a instalação de 300 fábricas de produção de vassouras ecológicas, com garrafas PET, nas unidades prisionais de ressocialização do estado.

Fonte: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário