sábado, 1 de junho de 2019
Maratona tem como objetivo fomentar inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o trade turístico


Será aberto hoje, às 18h, o Hackatour 2019, maratona promovida pelo Sebrae voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor turístico e estímulo à inovação. O evento, que acontece no Sebraelab, segue amanhã (01/06) e domingo (02/06).

Trata-se de ação dos projetos Cadeia de Valor do Turismo na Regional de São Luís, Economia Criativa e Sebraelab, abrangendo três perfis: pessoas ligadas ao negócio do turismo (estudantes, professores, empreendedores do trade e outros ligados ao segmento); programadores e desenvolvedores e designers.

O que é - O termo hackatour é uma alusão a ‘hackathon’, mistura das palavras hack (traduzida como programar de modo excepcional, e marathon, que significa maratona.  Trata-se de uma ferramenta que vem sendo largamente usada por empresas para geração de soluções para problemas e desenvolvimento da inovação, integração de equipes e networking, dentre outros benefícios. No caso do evento maranhense, por ser direcionado ao turismo, recebeu o nome de Hackatour.

Na programação do Hackatour 2019 , que se inicia hoje (às 18h), após a abertura oficial ocorre o anúncio das tarefas (desafios) a serem cumpridos por equipes formadas por, no mínimo, três membros dentre os três perfis. Os desafios terão como base problemas reais do segmento do turismo, previamente selecionados pela organização, para os quais deverão ser formuladas soluções de base tecnológica.

O evento prossegue no sábado (08 às 22h) e domingo (de 8h às 12h) com palestras, brainstorming, mentorias voltadas para a formulação das soluções, e seleção e premiação das melhores soluções tecnológicas criadas durante a maratona.

Todos os projetos deverão ser criados durante a maratona e as soluções podem englobar, por exemplo, sites, aplicativos, plataformas de gestão, entre outros.

Serão premiados o primeiro colocado, com participação no Case 2019; o segundo colocado com uma viagem para a ABAV Expo 2019, que acontece em São Paulo; e o terceiro colocado com uma solução de capacitação oferecida pelo Sebrae.

SERVIÇO:

HACKATOUR 2019

REALIZAÇÃO: SEBRAE/MARANHÃO

LOCAL: Sebraelab (após a entrada do Centro de Convenções)

DATA: de 31/05 a 02/06

CONTATOS: Shamia Renata (98 98840-5721), Danielle Abreu (98 98413-9491) e

Laurene Leite (UR São Luís – 98114-1248).



PROGRAMAÇÃO

Etapa (1) – Problema/Solução
Tem início a maratona. Será apresentado o problema escolhido pelo ecossistema de turismo dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara e as equipes irão desenvolver suas soluções.

Etapa (2) – MVP/Validação
O objetivo é desenvolver protótipos funcionais de soluções para os negócios dos Destinos Turísticos Inteligentes. Estas soluções serão feitas com base em problema sugerido, antecipadamente, pelos representantes do mercado de turismo dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara.

Etapa (3) – Pitch
O ciclo do HackaTour 2019 termina com uma maratona de Pitchs, onde serão apresentadas as soluções propostas ao time de jurados.

Confira a programação abaixo!


31 de maio de 2019 (18h-22h)
Abertura

Apresentação do evento

Explicação dos problemas identificados;


01 de junho de 2019 (08h-22h)
Dinâmica de formação dos times;

Almoço;

Chegada dos mentores;

Acompanhamento dos projetos;

Jantar;

Check-point; (ponto de partida das atividades/nivelamento)



02 de junho de 2019
Etapa 01 (08h-12h)

Check-point;

Pitch training (treinamento do pitch/apresentação)

Entrega dos projetos para avaliação e saída para almoço, preparação para apresentação e verificação técnica.

As horas finais de trabalho devem ser focadas no aperfeiçoamento de sua apresentação, a verificação técnica para as apresentações finais.

Etapa 02 (14h-18h)

Apresentação dos Pitches Finais;

Julgamento e Premiações;

Encerramento e divulgação dos vencedores.


PREMIAÇÃO

1º LUGAR
Participação no CASE 2019, em São Paulo (inscrição no referido evento, custeio de passagem aérea de São Luís - São Paulo - São Luís e diárias no período do evento para cada membro da equipe).

2º LUGAR
Participação na 47ª ABAV 2019 e visita técnica ao Centro de Referência de Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa, em São Paulo – inscrição no referido evento, custeio de passagem aérea de São Luís - São Paulo - São Luís e diárias no período do evento para cada membro da equipe.

3º LUGAR
Inscrição gratuita para 01 (uma) capacitação oferecida pelo Sebrae/MA.

0 comentários:

Postar um comentário