quarta-feira, 12 de junho de 2019
As crianças puderam visitar a exposição que conta a história do bumba meu boi e também passear pelas ruas centenárias de São Luís; atividade é parte da política educacional da gestão do prefeito Edivaldo


Em clima de São João, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) levou, na tarde de terça-feira (11), alunos de turmas do 1º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho para um passeio cultural pelas ruas do bairro Praia Grande e visita à Casa do Maranhão. O objetivo foi apresentar aos estudantes as tradições e manifestações folclóricas do Maranhão. A ação integra a política educacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior que estimula o aprendizado das crianças a partir de vivências fora das salas de aula.

"A iniciativa de apresentar às crianças as manifestações de nossa cultura é fundamental para a valorização das nossas tradições", disse o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

Na Casa do Maranhão foi apresentada aos estudantes a exposição que mostra a riqueza da tradição dos festejos juninos, contando a história das manifestações por meio das indumentárias e instrumentos musicais, além de um vídeo introdutório que mostra as características das principais festas de São Luís.


"A atividade foi extremamente cultural. Entendo que nós não podemos estar na efervescência do São João aqui no Maranhão, e não repassar a importância da festa para nossos estudantes, porque isso é valorizar a identidade de cada um de nós. O bumba meu boi e as outras danças, o folclore maranhense em geral são muito importantes no crescimento de cada estudante na questão cultural e educacional", ressaltou a gestora da escola, Surama Cristina.

"O contato com a cultura local é importantíssimo, uma experiência impar na vida delas, para a maioria é o primeiro contato, muitas ainda não tiveram o a chance de vir ao Centro Histórico e museus, e é uma emoção repassar isso para elas", pontuou a professora do 1º ano, Josefa de Oliveira.


A estudante do 1º ano, Jennifer Lohara, contou sobre sua experiência. "Eu achei o passeio muito bom, gostei do cazumbá, da história da Catirina, as ruas daqui também são muito bonitas com os enfeites do São João, foi a primeira vez que eu vim no Centro Histórico e gostei muito", falou, animada.

Durante todo o mês de junho, as escolas da rede municipal de ensino devem realizar passeios ou atividades alusivas à data, na própria escola, como arraiais com danças e comidas típicas.

0 comentários:

Postar um comentário