segunda-feira, 3 de junho de 2019

Fazendo um passeio pelo Centro Histórico de São Luís, pude ver a decoração junina e fiquei muito feliz com o que vi. A cidade literalmente se vestiu de festa, promovendo a maior evento cultural do Estado, numa atmosfera nunca vista na capital.

Saí de lá e quase que instantaneamente liguei para uma amiga maranhense que mora em São Paulo que também em êxtase concordou e comprovou o que falei: "Nego, sabes que tudo que fala do Maranhão eu me fascino, ainda mais quando essa fala é positiva citando o Jornal Nacional da semana passada (01/06). Minhas redes e feeds estão abarrotados de fotos da Praia Grande o que sugere que o Maranhão vai ter um belo período junino”.

A decoração está fantástica, muita gente fotografando, movimento em bares e restaurantes e lembrei de outra fala dessa amiga, comentando que as cidades agora brigam para ver quem é a mais “instagravável” do momento. 

Já fui pensando no quanto a Praia Grande está “instagramável” e o quanto ganharíamos se estivéssemos monitorando as hashtags que fazem menção ao #SãoJoãoDoMaranhão.


Não, não pense que isso é besteira. Isso é uma das novidades do mundo digital. As hashtags hoje balizam uma série de postagens e podem elevar o seu produto ou serviço, se bem utilizadas.

Lembram do antigo e tão utilizado clipping? Pois é, ele trazia as menções do seu produto ou serviço nas mídias, contava com precificação das menções espontâneas e aquilo servia para ajudar em tomadas de decisões. Muitas estratégias saíam daqueles números e apontamentos.

Com a velocidade com que as informações rodam o planeta e com a transformação digital fazendo parte do nosso cotidiano, nada mais oportuno que monitorar o que está sendo dito nas mídias digitais. Isso tem um preço imenso, uma proposta de valor imensurável!

Diante de tudo isso percebi no entanto, que não há uma hashtag única sendo trabalhada, que deveria sim, estar sendo divulgada pelas ruas, ou mesmo fazendo parte da decoração incrível que conseguiram instalar da noite para o dia.


Muito legal ver a parceria Estado e Prefeitura. Os resultados já podem ser vistos a olho nu. Se cabe uma sugestão desse que vos escreve, cabe agora as Secretarias de turismo, cultura e comunicação municipal e estadual se irmanarem nesse monitoramento para mostrar para a cidade e sua população o quão um ação simples e criativa (uma decoração, da verdade) podem gerar nesse mundo instagramável um posicionamento de liderança e inovação.

#SãoJoãoDoMaranhão #SãoJoãoDoNordeste #SãoLuís #IlhadoAmor #MelhorSãoJoãodoNordeste #Brasil #Festasjuninas #VempraSãoLuísSerFeliz

Um comentário: