segunda-feira, 3 de junho de 2019
Programa implantado pelo prefeito Edivaldo foi o vencedor da categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual na fase estadual da premiação que ocorreu ano passado; etapa nacional será na quarta-feira (05) na sede do Sebrae em Brasília


O Programa Feirinha São Luís, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior concorre à etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), colocando mais uma vez a Prefeitura de São Luís no cenário nacional. Nesta fase disputam todos os vencedores da etapa estadual realizada em novembro de 2018. A Feirinha foi vencedora na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). A premiação acontecerá na próxima quarta-feira (05), na sede do Sebrae, em Brasília.

O prêmio é concedido a gestores municipais que tenham implementado projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar Federal 123/2006), contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.

"É motivo de alegria termos chegado à etapa nacional dessa importante premiação, que indica o quanto temos acertado com investimentos como esse. A Feirinha São Luís é de grande valor para nossa gestão e para a população, considerando o quanto a ação tem movimentado o comércio local e beneficiado as famílias que veem na Feirinha o espaço para escoar a sua produção. É com iniciativas como essa que a gestão vem promovendo o desenvolvimento da cidade, fomentando a produção local, gerando emprego e renda, e valorizando a cultura da nossa cidade", ressalta o prefeito Edivaldo.


A Feirinha São Luís concorre ao prêmio na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). Essa categoria premia o projeto com foco nas ações do município para contribuir para a inclusão produtiva do Microempreendedor Individual, cooperativas, associações, artesãos, agricultores familiares, etc., assegurando a aplicação do tratamento diferenciado e favorecendo o seu desenvolvimento e competitividade.

Com mais de 90 edições, a Feirinha São Luís completará dois anos em junho deste ano e tem atraído cada vez mais o público, ao mesmo tempo que vem fomentando o empreendedorismo na cidade, fortalecendo o comércio local e gerando renda e emprego. São mais de 200 permissionários cadastrados para exporem e comercializarem seus produtos em barracas e foodtrucks, em setores que agregam gastronomia, artesanato, cultura e produtos agroecológicos. Em quase dois anos de programa, a Feirinha já movimentou mais de R$ 24 milhões.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento  (Semapa), Ivaldo Rodrigues, destaca o potencial do programa para fortalecer ações não só na área da agricultura familiar como também em áreas como turismo e cultura. "A Feirinha São Luís tem se consolidado como uma importante ação da gestão do prefeito Edivaldo para a valorização do nosso Centro Histórico e da cultura local. É essa mistura de ritmos, cores e sabores que atrai cada vez mais o turista e os moradores da cidade, que têm a oportunidade de experimentar o melhor da nossa cidade no espaço da Feirinha. Concorrer à etapa nacional deste prêmio é prova de que a ação tem sido um sucesso", diz Ivaldo.


PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR

O Prêmio Prefeito Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto Rui Barbosa (IRB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O Sebrae distribui prêmios em oito categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo nas Escolas; Desburocratização e Implementação da Redes Simples e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual.

0 comentários:

Postar um comentário