sábado, 13 de julho de 2019
O Conheça São Luís faz parte do programa Férias Culturais, executado pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de fortalecer ainda mais as ações de valorização do Centro Histórico


O Conheça São Luís reuniu, na tarde de quarta-feira (11), centenas de pessoas no Centro Histórico da cidade. A ação, promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), aconteceu em meio aos casarões, palácios e praças da área central de São Luís. O Conheça São Luís integra o programa Férias Culturais, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo para movimentar a cidade durante o mês de férias. A programação segue neste sábado (13) com a apresentação do grupo Bom Tom Jazz e Blues, às 19h, na Praça Deodoro.

O prefeito Edivaldo deu uma pausa na agenda do gabinete para apreciar a passagem do roteiro. "A população local e turistas têm participado da programação do Férias Culturais que organizamos com todo carinho. O Centro Histórico de São Luís, área que tem recebido o maior investimento em obras dos últimos 30 anos, executadas pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional, Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís, vive hoje um novo momento em razão da beleza dos espaços e das ações de reocupação, a exemplo da Feirinha São Luís, e da programação cultural que acontece na região", destacou  o prefeito Edivaldo que estava acompanhado do secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças. Na quarta-feira o prefeito acompanho, no Complexo Deodoro, a apresentação do Sarau Histórico juntamente com a primeira-dama, Camila Holanda. 


Segundo a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, o programa tem o papel fundamental de falar da cidade de forma histórica e ao mesmo tempo lúdica. "O passeio conta com atores representando personagens clássicos de São Luís, como a Ana Jansen. Descobrir mais sobre a nossa cidade é muito importante para criarmos uma identidade e gostarmos ainda mais do espaço onde vivemos", reforça a gestora do Turismo municipal.

Durante o passeio do Conheça São Luís, curiosidades e informações sobre cada espaço do trajeto do passeio - da Praça Benedito Leite à Praça Nauro Machado - foram reveladas aos turistas e ludovicenses, que apreciaram a história da cidade contada por personagens históricos e por uma guia de turismo. Nomes como Ana Jansen, Daniel de La Touche, Gonçalves Dias e Benedito Leite, encenados por atores, contaram a ludovicense e turistas histórias sobre São Luís, na passagem pelos casarões seculares, prédios, praças e igrejas.


Para os turistas, o evento é uma oportunidade para conhecer mais São Luís e se encantarem com a riqueza cultural da cidade. "Eu cheguei de viagem aqui ontem e tinha separado hoje para conhecer o Centro Histórico. Quando passava por uma das praças, encontrei o Passeio e segui com ele até o final. Nossa, achei muito diferente a proposta e adorei os personagens. Deu pra conhecer bem mais sobre a cidade", explica a pernambucana Ludmila Santos.

A atividade consiste em um passeio que segue para a Praça Dom Pedro II e espaços no entorno, que concentra prédios históricos como a Igreja da Sé, o Palácio de La Ravardière, o Palácio dos Leões e a Capitania dos Portos. O percurso continua pela Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Rua da Alfândega, sendo finalizando na Praça Nauro Machado.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O Férias Culturais presenteia ainda ludovicenses e turistas no sábado (13) com a apresentação do grupo Bom Tom Jazz e Blues, às 19h, na Praça Deodoro. A programação  do Férias Culturais segue até o fim do mês com outras atividades no Centro Histórico. Na próxima semana acontecem edições do Roteiro Reggae, no dia 16 de julho, do Passeio Serenata no dia 17, e do Conheça São Luís no dia 18 de julho.


Mais informações estão disponíveis no site de turismo oficial da Prefeitura, o www.turismosaoluis.com. O turismo também conta com perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Os perfis ressaltam as belezas da Ilha para os visitantes do país inteiro.

0 comentários:

Postar um comentário