segunda-feira, 29 de julho de 2019
Hoje, o Mais Cultura e Turismo Férias encerra sua temporada de julho de 2019, tendo sido um verdadeiro sucesso de público e de magnífica manifestação do que de melhor temos da Cultura tão rica de nosso estado.

Sem dúvida, as festas juninas e de férias deste ano foram uma demonstração de que, mesmo com o país passando por todas as dificuldades, sobretudo na economia, na educação e na cultura, há como realizar eventos significativos, que atendam a todos os públicos e coloquem o Maranhão na rota do turismo brasileiro.

Nosso estado possui um acervo histórico cultural riquíssimo e apaixonante por si só. Não precisamos de ideias e ações mirabolantes para que, tanto os maranhenses quanto os turistas, possam se apaixonar pela nossa história, por nossa cultura. Porém, vivemos em uma era digital onde, em poucos cliques, temos o mundo inteiro em nossas mãos. Na batalha entre o real e o virtual, o trabalho gira em torno de despertar nas pessoas a vontade de conhecer e viver, presencialmente e pelo máximo possível, nossos pontos históricos e culturais.

Uma das determinações do governador Flávio Dino é fomentar a cultura e, por isso, a Secretaria de Estado da Cultura tem trabalhado incansavelmente, garantindo oportunidades para que nossos artistas possam apresentar seus trabalhos e a população tenha oportunidade de desfrutar de nossas manifestações culturais. Exemplo desse trabalho são os editais para a Quarta do Tambor de Crioula e para a Quinta do Reggae, publicados esta semana e que permitem a ocupação artística das nossas Casas de Cultura o ano inteiro. E mais editais ainda estão previstos.

Precisamos trabalhar juntos para garantir que nossas tradições continuem passando para as futuras gerações, incentivando nossas crianças e jovens a participarem ativamente de todos os momentos culturais que temos. Essa grande responsabilidade faz com que o Governo do Estado siga investindo, por exemplo, em segurança pública, de modo que não há registros de ocorrências graves nos últimos eventos realizados. Investimentos como este garantem a nós e às nossas famílias conforto e segurança, para que possamos apreciar e compartilhar essa magia, que é arte sendo interpretada pelos nossos fazedores de cultura.

Flávia, minha filha de sete meses de vida, tem ido comigo e com sua mãe a todos os eventos para que, desde essa idade, ela possa se encantar com as luzes, cores e beleza do nosso Tambor de Crioula, do Cacuriá, do Bumba meu Boi, das Quadrilhas.

O Maranhão definitivamente está na moda. Precisamos aproveitar o momento para resgatar o sentimento de pertencimento de nossa cultura e valorizar nossos artistas e nossa produção. Esse patrimônio é riquíssimo, fonte inesgotável de conhecimento e que tem um potencial econômico sem igual.

O período junino, mesmo o fora de época, está dando até logo para voltar em 2020 com ainda mais força, maestria e organização, seguindo a missão de encantar o povo do Maranhão e nossos visitantes de todas as partes do mundo, mas nossa produção cultural permanece o ano inteiro em todas as suas formas de manifestação. O Maranhão pulsa cultura, pulsa arte.

Convido a todos que conheçam nossas Casas de Cultura, equipamentos culturais com a nossa história, cada uma com sua peculiaridade. Encantem-se com nosso Maranhão, sintam a energia positiva que é alegrar-se ao participar de nossas rodas de dança.

Na contramão do enfraquecimento que se observa a nível federal, o Maranhão está fortalecendo sua cultura, sua história. E por meio da democratização do acesso a cultura e do acesso a educação, certamente venceremos os males da desigualdade social e da falta de oportunidades para nossa população.

O Mais Cultura e Turismo Férias dá até logo, mas a programação cultural de nosso estado não vai parar.

Viva a Cultura!
Viva o Maranhão!

Anderson Flávio Lindoso Santana
Advogado.
Secretário de Estado da Cultura

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário