terça-feira, 30 de julho de 2019
Projeto prevê a realização de uma competição focada em tecnologia e qualificação para a alta gestão do turismo brasileiro


Comitiva técnica do Ministério do Turismo do Brasil finaliza últimos detalhes para o Brasil assinar termo de cooperação técnica com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada no setor de viagens. Em missão à sede da OMT, em Madri, técnicos do MTur definiram os termos para a instalação no Brasil de um hub de inovação para o turismo, a realização, em dezembro, de uma competição de tecnologia (hackathon), e um curso voltado para o uso de ferramentas digitais para melhorar a gestão pública do turismo.

“Vamos aproveitar a experiência de programas bem-sucedidos realizados em diversas partes do mundo para acelerar a curva de aprendizado e desenvolver o turismo brasileiro”, comentou o secretário-adjunto da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, Higino Brito. Entre os países que já realizaram eventos semelhantes estão Espanha, Chile, Colômbia e Argentina.

Pelo termo de cooperação técnica a ser assinado pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, a agência internacional ficará responsável pela organização do evento em dezembro e pela instalação no Brasil de uma incubadora de startups focada no setor de viagens. Ainda em dezembro, será realizado um programa de qualificação para 50 gestores públicos do turismo no país. A ideia é compartilhar boas práticas já implementadas no mundo para alavancar o turismo.

A comitiva brasileira encontrou-se com Natalia Bayona, especialista sênior em Transformação e Inovação Digital da OMT; Martín Rodriguez Jugo, diretor da IE Business School, uma das mais reconhecidas escolas de negócio do mundo; e Miguel Angel Susino, da Consultoria Jurídica da OMT. Na pauta, também incluído o apoio do MTur para uma possível instalação de um escritório da OMT no Brasil. Na última década, o turismo foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo. Atualmente o setor responde por 10,4% do PIB mundial e 319 milhões de empregos.

Fonte: Mturismo 

0 comentários:

Postar um comentário