terça-feira, 30 de julho de 2019
Muita história para contar na volta às aulas! Essa foi uma das vantagens de participar da programação especial realizada no mês de julho nas casas de cultura do estado. Jogos, oficinas, leitura e muitas brincadeiras marcaram as férias de dezenas de crianças na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e no Museu de Arte Sacra.

“Foi uma colônia de férias cultural que superou as nossas expectativas, foram quatro dias maravilhosos que fortaleceram a importância da biblioteca como espaço cultural, espaço de convivência e espaço de leitura”, destacou Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Benedito Leite.

A programação contou com momentos literários, oficinas de criação, cinema, contação de histórias, passeio pela Biblioteca, além de jogos e brincadeiras. O projeto foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep).

Já no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, a ideia foi despertar a curiosidade dos pequenos para o brincar de antigamente.

Isadora Portela, 11 anos, pulou corda, brincou de pé de lata e se divertiu com o bambolê, tudo isso numa gostosa brincadeira no pátio do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

“Gostei, gostei demais, as pessoas dizem que hoje não pode brincar na rua, e tem criança que prefere celular, mas estou gostando muito”, afirmou Isadora.

Para Conceição Monteiro, que organizou o projeto do Museu Histórico, a ideia é resgatar essa cultura de brincadeiras que estavam esquecidas. “Elas deixam as crianças mais soltas, nas cantigas de roda elas se deleitaram, e o resultado é de muita integração”, concluiu Concita.

No Museu de Arte Sacra, a oficina “Vamos Desenhar com o Barroco” foi um exercício de criatividade para as crianças.

Com aprendizado teórico e prático, os pequenos foram inspirados a colocar no papel tudo que aprenderam. Depois cada artista mirim criou, intitulou e fez a apresentação da obra para os colegas.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário