Assembleia Legislativa

sexta-feira, 12 de julho de 2019
Fique atento às dicas da Cemar


As férias chegaram, tempo da criançada se divertir com os amigos e a família. Criança gosta da magia que é voar, não é à toa que empinar pipa é tão divertido. Mas, cuidado! As pipas devem ser empinadas longe da rede de energia elétrica! Dê preferência para parques, campos e locais abertos bem afastados da rede elétrica. Jamais se deve usar fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou subindo nos postes, pois pode ocasionar um grave acidente.

Só este ano já foram 724 ocorrências na rede elétrica provocadas por pipa presas nos fios de energia. E isto, além de deixar muita gente sem energia pode provocar situações graves de choque elétrico.

5 MUNICÍPIOS QUE MAIS TIVERAM OCORRÊNCIAS COM PIPA NA REDE
NO PERÍODO DE JAN À JUN DE 2019:
São Luís
199
Timon
74
Imperatriz
69
São José de Ribamar
49
Itapecuru Mirim
22

No período de férias também aumenta a permanência da criançada em casa e os cuidados devem ser ainda maiores. Os jogos eletrônicos em celulares, tablets e videogames são os preferidos dos pequenos. A Companhia também orienta sobre a importância dos pais ficarem atentos na hora de carregar esses equipamentos ou ligar na tomada. Somente adultos devem manusear equipamentos elétrico – de preferência devem estar calçados com sandálias de borracha.

Ao carregar o celular, os cabos devem ser retirados totalmente da tomada e não apenas do aparelho. E os brinquedos que precisam de energia elétrica devem ser ligados somente por adultos calçados.

O técnico de segurança da Cemar, José Rogério de Oliveira, destacou que “em caso de acidente dentro de casa para ajudar uma pessoa vítima de choque elétrico, a primeira providência é desligar o disjuntor ou chave geral. Se não for possível tente afastar a pessoa da fonte condutora da energia usando objetos isolantes, como sandálias de borracha, plásticos e madeira seca. Em seguida chame o serviço médico de emergência como Samu 192 ou Bombeiros 193 e inicie a prestação dos primeiros socorros” alertou Rogério.

Nas ruas as pessoas não devem se aproximar de fios e cabos partidos. Situações dessa natureza devem ser comunicadas imediatamente por meio da Central 116, devendo-se informar o endereço com ponto de referência, para que a Cemar possa enviar uma equipe de plantão ao local e adotar as medidas técnicas necessárias.

Estas medidas simples podem proporcionar um período de férias sem sustos ou prejuízos com a energia elétrica. E lembre-se: muitas dicas podem ser aproveitadas para o ano todo. Para mais informações, a população deve entrar em contato com a Cemar por meio da Central de Atendimento 116, agência web www.cemar116.com.br ou pelas redes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário