quarta-feira, 3 de julho de 2019

O São João do Maranhão ficou marcado para moradores e turistas que visitaram o estado durante o período junino. Além da riqueza de cores e saberes, uma das marcas das festividades foi a segurança dos espaços que receberam os mais de 400 artistas e cerca de 1.300 apresentações. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ismael Fonseca, destacou o resultado positivo do planejamento realizado na área da segurança durante os 12 dias da programação oficial do São João do Maranhão.

“O período junino oficial foi marcado pela tranquilidade e segurança”, pontuou o coronel. Ele ressaltou a mobilização dos efetivos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e também do Centro Tático Aéreo (CTA). As ações de segurança para cobertura dos festejos foram coordenadas pelas equipes dos Comandos de Policiamento Metropolitano de Área (CPAMs) I, II e III. Os policiais militares realizaram rondas a pé, em viaturas, motocicletas e também bicicletas, garantindo a segurança preventiva e orientando o público. 

Com o planejamento e articulação das ações de segurança, a tranquilidade foi garantida para milhares de pessoas que prestigiaram a programação nos arraiais do Ipem, Praça Nauro Machado e Praça Maria Aragão. O policiamento também foi reforçado em diversos bairros da capital que receberam apoio para a realização das festividades juninas.

A distribuição de efetivo considerou as áreas mais estratégicas de cada arraial. Uma parte das equipes fez o monitoramento a pé e outra parte fez a guarda nas entradas e saídas dos espaços, além do policiamento nas proximidades dos palcos e áreas de estacionamento de veículos. O efetivo empregado na festa também garantiu a segurança no festejo de São Pedro, no último dia 20, na Capela de São Pedro, no bairro Madre Deus; e no São Marçal, no último dia 30, no João Paulo.

O planejamento se repetiu nos arraiais dos bairros, apoiado pelo grupamento do CPAM de cada área. Além de eventos particulares, montados pela própria comunidade, que obtiveram autorização para funcionar e também contaram com o reforço do policiamento.

A Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind) atuou no cumprimento da Lei Seca com abordagem a pessoas, fiscalização de veículos e barreiras. O Corpo de Bombeiros somou ao efetivo com aparato de viaturas para combate a incêndios, busca e salvamento, além de atendimento pré-hospitalar. A segurança turística ficou por conta do Batalhão de Polícia Militar Turismo (BPTur), que coordenou o policiamento no arraial da Praça Nauro Machado.

O policiamento nos arraiais motivou o professor universitário Victor Elias Mouchereck, 47 anos, a levar a família para ver as atrações do São João. “Segurança tem bastante e a gente vê por onde passa. Demos a volta na área toda olhando a decoração e parando para ver as atrações. O que vimos foi muita polícia e isso é bom, porque a gente se sente seguro para estar com nossos filhos, sabendo que vamos poder ficar tranquilos”, afirmou.

O administrador Guinter Vagner Mesquita, 47 anos, também elogiou o aparato de segurança nas festividades juninas. “Quando a gente vê esse policiamento em todos os cantos, a segurança é maior e dá vontade de ficar e acompanhar tudo”, disse. 

O sucesso do São João do Maranhão foi destacado pelo atual secretário de Estado de Governo (Segov), Diego Galdino, que coordenou o evento junino no período do São João quando estava a frente da Secretaria de Cultura (Secma). “É uma ocasião de festa, reunião de milhares de pessoas, de grande visibilidade para nosso Estado e capital e de movimento na economia e turismo. Muitas pessoas aguardam esse festejo para, além da diversão, terem a oportunidade de trabalhar e ganhar uma renda extra. O espaço é propício com toda a segurança garantida pelo Governo do Estado e a diversidade da cultura local sendo divulgada Brasil afora. Por isso esse é o maior São João do país”, pontuou.

Mais São João nas férias

Durante o mês de julho, a programação do São João do Maranhão foi estendida com atrações nos Lençóis Maranhenses e no Centro Histórico de São Luís – que terão atrações durante todo o mês – além do Arraial do Ipem, com agenda de atrações até dia 6 de julho.

Fonte: Secap

0 comentários:

Postar um comentário