quinta-feira, 4 de julho de 2019
Serão ofertadas 20 vagas em capacitação que ocorrerá nas dependências do equipamento cultural e turístico inaugurado na gestão do prefeito Edivaldo


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), abre as inscrições para a primeira oficina de culinária 'Sabores da Terra', ofertada no Museu da Gastronomia Maranhense. Abordando a produção de alimentos feitos de milho, a oficina é gratuita e ocorrerá segunda (8) e terça-feira (9), das 14h às 18h, na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís. A capacitação será ministrada por um chef do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O Museu da Gastronomia foi inaugurado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no dia 13 de junho. A proposta do espaço, que já recebeu um grande número de visitantes nos primeiros dias de funcionamento, é contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas  e ser local permanente de capacitação na área da gastronomia.

Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas. As inscrições poderão ser feitas somente através do e-mail qualidade1.setur@hotmail.com. Para tornar a inscrição válida, deverão constar no assunto do e-mail 'Oficina - Sabores da Terra'. No corpo do e-mail, devem conter os seguintes dados: nome completo; CPF e telefone para contato. Não serão realizadas inscrições presenciais no Museu da Gastronomia do Maranhão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 98864-1248.

"A gestão do prefeito Edivaldo pensou em um espaço voltado para valorizar a gastronomia de todo o Estado e também a nossa história, já que a culinária reflete muito a identidade de um povo. O Museu tem sido muito bem visitado, então vamos começar a oferecer as oficinas de gastronomia para tornar o espaço ainda mais popular entre todos", explicou a secretário municipal de Turismo, Socorro Araújo.


O museu ocupa um casarão colonial da Rua da Estrela, amplamente restaurado para contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, que poderão se deleitar com os sabores regionais e apreciar todos os elementos que compõem a cozinha de raiz da culinária maranhense. Na oportunidade, será repassada aos participantes a história gastronômica de São Luís, contada por monitores do próprio Museu, onde ocorrerão as aulas, além da teoria e prática da feitura de alimentos como o manuê, canjica e pamonha.

EXPERIÊNCIA

A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local, que encanta com o olhar e com o paladar, porque é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada. Como cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto.


Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense será o foco no Museu da Gastronomia Maranhense para proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

0 comentários:

Postar um comentário