sábado, 10 de agosto de 2019

_Minha terra tem palmeiras_
_Onde canta o sabiá_
_As aves que aqui gorjeiam_
_Não gorjeiam como lá_
                 
                  Canção do exílio
                    Gonçalves Dias



Hoje, dia 10 de agosto de 2019, o Maranhão, o Brasil e o mundo comemoram os 196 anos de nascimento do maior poeta brasileiro, o inolvidável Antonio Gonçalves Dias. Nesta marcante data foi fundada em 1908 a Academia Maranhense de Letras (AML) e, mais recentemente, em 2013, sob a inspiração dos ventos gonçalvinos, nasceu a Academia Ludovicense de Letras (ALL).


A ALL comemora seis anos de fundação

Por conta da importante data a Academia Ludovicense de Letras (ALL) está realizando uma série de eventos em comemoração aos seis anos de sua existência. 

A abertura foi no dia 08

No último dia 08 de agosto, a ALL, casa dos poetas ludovicenses, realizou uma vasta programação na Casa de Cultura Huguenote Daniel de la Touche, localizada no Beco Catarina Mina, Centro Histórico de São Luís. Por volta das 18h teve início a reinauguração da Exposição França Equinocial, com a apresentação de peças novas, a exemplo do quadro "São Luís nasceu no Louvre" (com direito a descerramento da tela), e de uma réplica de canhão francês do início dos anos mil e seiscentos. Em seguida, por volta das 19h30, a ALL realizou uma mesa redonda e palestra sobre o imortal Maranhão Sobrinho, que completa 140 anos de nascimento. A palestra foi ministrada pelo jovem escritor Kissyan Castro, da Academia Barracordense de Letras. Ao final, foi servido um coquetel da maranhensidade, regado a juçara, beiju, caldo de cana, milho cozido, bolos, mingau de puba, piaba assada no espeto, sucos regionais, licores, além de queijos e vinhos franceses.

Dia 10, sábado

Nesta data, a ALL realizará a partir das 17h30 no Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias, um Sarau poético em homenagem ao maior poeta e a Academia Ludovicense de Letras. Em seguida será realizada a entrega de diplomas dos novos membros correspondentes. Depois, os acadêmicos cortarão o bolo de aniversário da ALL e, logo em seguida, a noite será encerrada com a apresentação de um grupo musical. 

Dia 17

As comemorações dos seis anos da ALL serão encerradas no dia 17 de agosto com uma palestra a ser ministrada pela Dra Elimar Figueiredo (MP/MA), que abordará a vida e a obra do segundo homenageado do ano, o promotor abolicionista maranhense Celso de Magalhães.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Viva Gonçalves Dias!
Viva a ALL!
Viva a poesia!

_Não permita Deus que eu morra_
_Sem que eu volte para lá_
_Sem que disfrute os primores_
_Que não encontro por cá_
_Sem qu'inda aviste as palmeiras_
_Onde canta o sabiá_


⚜Antonio Noberto ⚜ Presidente da Academia Ludovicense de Letras
Fotos: Reginaldo Rodrigues/ Recorte David Sousa

0 comentários:

Postar um comentário