quarta-feira, 7 de agosto de 2019
O Ceprama Itinerante foi lançado oficialmente na tarde da terça-feira (6) pela Secretária do Estado de Turismo (Setur). O objetivo do projeto é promover o intercâmbio da produção de artesanato regional e a geração de trabalho e renda. A feira de artesanato vai percorrer o Maranhão a partir de setembro.

Além das exposições de artesanato e apresentações artísticas em polos turísticos, o projeto prevê o mapeamento, capacitação e cadastro de artesãos no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (SICAB).

As cidades que receberão a 1ª etapa da ação são Caxias, Alcântara, Barreirinhas, Rosário e Imperatriz. “Serão disponibilizadas 10 barracas, sendo quatro para o Ceprama, duas para o município sede e quatro a serem distribuídas entre os municípios que compõe o polo. Teremos palestras e capacitações e também a entrega da carteira formal de artesão e, claro, comercialização desses produtos em locais com grade fluxo de visitantes”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior.

“Fizemos um planejamento e avaliação daquilo que se precisa fazer, seguimos com empenho na missão de colocar o turismo e o artesanato do Maranhão no seu lugar de direito”, finalizou o gestor da Setur.

O evento teve também a presença do diretor do Ceprama, Domingos Jorge Junior, do superintendente de artesanato do Maranhão, Carlos Martins, da analista de responsabilidade social da Cemar, Jeane Pires, da secretária adjunta da Lei de Incentivo da Secma, Jeane Ferreira de Souza, do diretor da Octop, Henrique Almeida, dos artesãos e do trade turístico.

Ceprama 30 anos

O Centro de Produção e Comercialização dos Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) foi instalado no prédio da antiga Fábrica do Cânhamo e há três décadas se tornou uma vitrine dos saberes e fazeres expostos em peças artesanais produzidas por maranhenses.

Durante o lançamento do projeto Ceprama Itinerante e a reinauguração do auditório, tivemos a palestra “A Cânhamo – Uma História Fabril & Familiar”, ministrada pelo doutor em Ciências Sociais, Diogo Gualhardo Neves.

Esse projeto faz parte das ações em comemoração aos 30 anos do Ceprama que também ganhou a reinauguração do auditório. Na ocasião, foi entregue o termo de permissionário aos artesãos para uso dos stands para exposição de seus produtos no Ceprama. Lúcia de Fátima Franco, representando os artesãos na mesa de abertura, falou da sua trajetória. “Estou completando 29 anos trabalhando no Ceprama já me chamam de patrimônio e estou vibrando muito com essa reinvenção do nosso local de trabalho que agora vai viajar pelo estado levando nossa arte e nossa cultura”.

0 comentários:

Postar um comentário