terça-feira, 13 de agosto de 2019
Ação faz parte da política de ampliação da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, promovida pela gestão do prefeito Edivaldo; primeiro equipamento a receber a comunidade será o Ecoponto Parque dos Nobres


Você sabe o que é limpeza urbana? Sabe a diferença entre lixo e resíduo sólido? Sabe como deve ser feito o manejo adequado do seu resíduo sólido doméstico? E sobre os Ecopontos? Você já conhece algum? Sabe para o que eles servem e quais seus benefícios?. Agora vai ficar mais fácil responder a estas perguntas, pois a partir deste mês, a Prefeitura de São Luís inicia uma série de visitas guiadas aos Ecopontos voltadas para quem quer conhecer os equipamentos, tirar suas dúvidas ou saber mais sobre coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade. As visitas fazem parte das ações da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A primeira acontece nesta sexta-feira (16), no Ecoponto Parque dos Nobres, um dos 15 em funcionamento na cidade. Para participar basta se inscrever por meio de um link disponibilizado pelas redes sociais da Prefeitura de São Luís. As inscrições começarão sempre às segundas-feiras e serão encerradas às quintas-feiras.

A meta do prefeito Edivaldo para 2019 é superar o número de pessoas beneficiadas com as ações da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. "Desde que o Comitê se tornou o órgão gestor da limpeza urbana em São Luís temos desenvolvido ações educativas para conscientizar a população sobre o descarte correto do seu resíduo. Em 2018, tivemos três vezes mais ações que em 2017, beneficiando mais de 16 mil pessoas. Para 2019, vamos incluir novas ações ao nosso portfólio da campanha e ampliar o número de pessoas beneficiadas", disse a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.


VISITAS GUIADAS

O novo eixo educativo da campanha atende à determinação do prefeito Edivaldo de ampliar as ações de educação ambiental voltadas para a limpeza urbana. A primeira visita guiada será nesta sexta-feira (16), no Ecoponto Parque dos Nobres, que foi o último equipamento do tipo entregue pela Prefeitura.

As visitas ocorrerão sempre às sextas-feiras no horário das 16h e cada semana será em um Ecoponto diferente para que moradores das diversas áreas da cidade possam ser atendidos e a população possa escolher o dia e o Ecoponto mais próximo. Cada visita é limitada a 50 pessoas para que todos os participantes sejam bem atendidos. Os visitantes serão acompanhados pelo Cidadão Limpeza Cidade Beleza.


As visitas guiadas aos Ecopontos já fazem parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana que tem uma programação voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e superior das redes públicas e privada, além de profissionais de áreas afins à gestão de resíduos sólidos. A novidade é que agora elas integram um novo eixo voltado especificamente para o cidadão comum que nunca tenha utilizado ou tenha curiosidades sobre os Ecopontos e seu funcionamento.

CAMPANHA

A campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão na manutenção da limpeza urbana. O principal eixo deste trabalho são as visitas a escolas da rede municipal.


Além das visitas em escolas, a campanha inclui visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos, palestras em associações de bairro para discutir com os moradores como melhorar a limpeza urbana na sua comunidade e ações de rua para chamar a atenção da população para os problemas gerados pelo descarte irregular.

Informação: Agência São Luís

0 comentários:

Postar um comentário