Prefeitura de São Luís

Assembleia Legislativa

segunda-feira, 5 de agosto de 2019
Danilo Alexandre Silva não foi o único maranhense já beneficiado com o programa de incentivo à música do Governo do Estado. O garoto de São Mateus, que recebeu uma bateria nova após ganhar a internet com um vídeo em que tocava um instrumento improvisado, é parte de um programa maior. Com o Maranhão Musical, o governo já distribuiu mais de 3.200 instrumentos para municípios em todo o estado.

“É um programa implementado há três anos que, além de incentivar o estudo, já que muitos desses instrumentos vão para Escolas de Música municipais, também gera oportunidades de trabalho para uma cadeia de profissionais como professores e até mesmo esses estudantes, que aprendem também uma profissão”, destaca o secretário de Cultura, Anderson Lindoso.

Na primeira entrega, realizada em 2017, foram entregues kits de instrumentos musicais a 22 municípios atendidos por meio de convênio com o Ministério da Cultura e mais 30 municípios por meio de recursos estaduais. Na segunda entrega, realizada no ano passado, 17 municípios foram contemplados.

Com o programa, os municípios recebem instrumentos musicais (violões, baixo, bateria, clarinete, flauta doce barroca, guitarras, sax, trompete, entre outros) e mobiliários (armários, cadeiras, mesas, estantes, ventilador, bebedouro e quadro branco, além de livros e partituras), que auxiliam a manutenção e funcionamento das escolas de música.

Presidente Vargas

Uma das escolas abertas com o auxílio do programa foi a Escola de Música Hermes Martins da Silva, do município de Presidente Vargas. Inaugurada em março do ano passado, o espaço recebeu instrumentos e mobiliários. Dois dos professores que lecionam no lugar também receberam a capacitação oferecida pelo programa. No total, 44 professores já participaram das aulas.

Lilah Lisboa 

Outro incentivo dado pelo Governo à formação e à popularização da música é o funcionamento da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo (EMEM). Inaugurada em maio de 1974, através do Decreto Lei 5.267, de 21/07/74, a Escola oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e possibilita a formação de Técnicos em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico).

O prédio da EMEM, localizado no Centro Histórico de São Luís, foi restaurado para abrigar a escola e foi equipado com salas de aula e um auditório de 180 lugares.

Funcionando nos turnos, manhã e tarde, o espaço atende a crianças, jovens e adultos que recebem aulas práticas e teóricas em disciplinas como História da Música, Harmonia, Percepção Musical etc, oferecidas semestralmente. O ingresso é feito mediante processo seletivo previamente divulgado.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel