quinta-feira, 8 de agosto de 2019
Projeto é resultado de parceria da Prefeitura com a UFMA e visa estimular a aprendizagem sobre música e instrumentos clássicos e contribuir com o desenvolvimento sociocultural dos estudantes a partir da política implementada pelo prefeito Edivaldo


O recital de música do projeto 'Cordas Friccionadas: um ensino de aptidões musicais' movimentou esta semana a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Henrique de La Roque, localizada na Vila Embratel. O projeto, apresentado aos alunos da unidade de ensino, vai proporcionar aos estudantes da rede municipal oportunidade de participar de aulas de viola clássica, violoncelo e violino. A ação, resultado de parceria da Prefeitura de São Luís com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), via curso de música, reforça a política educacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior colocada em prática pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A iniciativa visa estimular a aprendizagem sobre música e instrumentos clássicos e contribuir com o desenvolvimento sociocultural dos estudantes. As aulas acontecerão duas vezes por semana, sendo de violino nas terças e quintas-feiras, e viola clássica e violoncelo nas segundas e quartas-feiras. O início das atividades está programado para a próxima segunda-feira (12). As aulas serão gratuitas, com 45 vagas disponíveis.

"É muito importante a introdução dessa cultura musical nas escolas da rede municipal. Dessa forma, apresentamos uma diversidade muito maior para nossos estudantes no campo musical, além de incentivar a prática desses instrumentos por meio desse projeto", ressaltou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.


O objetivo do evento na escola foi apresentar aos estudantes a musicalidade dos instrumentos de cordas friccionadas que são aqueles tocados com o apoio de arcos, entre eles o violino, a viola clássica e o violoncelo.

Durante a apresentação, os alunos do curso de Música da UFMA, sob a coordenação da professora Mônica Luchese Marques, tocaram peças clássicas que encantaram meninos e meninas, além de professores e outros membros da comunidade escolar. "Este é mais um dos projetos realizados pela UFMA sobre música com o objetivo de estimular o conhecimento sobre instrumentos clássicos para as crianças. A ideia é que o projeto alcance um maior número de escolas da rede nas próximas edições", explicou a professora e coordenadora do projeto, Mônica Luchese Marques.

"Eu achei as músicas muito boas, os instrumentos muito legais. Eu sempre quis escutar esse tipo de música de perto, sempre quis olhar esses instrumentos. Eu me interessei muito e vou falar com os meus pais para aprender mais sobre eles", destacou Mayra Mileny Pereira, de 11 anos, aluna do 6º ano.

Para a coordenadora da escola, Rodvania Frazão Macedo, a arte e a música são fundamentais para o desenvolvimento de cada aluno que participará do projeto. "É uma proposta fundamental em todos os sentidos, pedagógico, acadêmico e deles enquanto cidadãos. Porque o acesso à arte traz esse avanço pessoal. Portanto, essas crianças que estão tendo esse primeiro contato com essa música e com esses instrumentos, e com coisas que sejam diferentes do dia a dia deles que ajudarão muito no modo delas verem as coisas", opinou.


Além da U.E.B Henrique de La Roque, os recitais também foram realizados nas U.E.Bs Mário Andreazza, Frederico Chaves e Maria Rocha. Participaram da atividade 412 estudantes de 12 salas das quatro escolas. 

Na próxima sexta-feira (9) acontecerá no Casarão Azul, no Centro Histórico de São Luís, às 17h, mais uma apresentação, dessa vez voltada para os pais ou responsáveis de estudantes que ficaram interessados em participar do projeto. Na oportunidade, eles também poderão efetivar as matrículas no projeto. 

0 comentários:

Postar um comentário