sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Ação educativa aconteceu na escola SESI Anna Adelaide Belo, na Alemanha, e atendeu 350 crianças da educação infantil


SÃO LUÍS – Era uma vez, um reino chamado Sorriso Contente, onde todos eram felizes e cheios de saúde. O rei Dentex e a rainha Polpa cuidavam com muito amor de sua filha, a princesa Dentina e de todos os súditos. Mas um dia o castelo foi invadido pela Dona Cárie, uma bruxa má que enfeitiçou todo o reino com o bafo-azedo!

Foi por meio da ludicidade, contando a história da boca limpa e o uso de fantoches em formato de pasta, fio dental, escova, cárie e até do dentista, que a odontopediatra do SESI, Larissa André dos Santos orientou alunos da educação infantil do SESI Anna Adelaide Belo, localizada no bairro da Alemanha, sobre a importância da escovação dos dentes para a higiene bucal.


A ação faz parte do projeto Sorriso Saudável promovido pelo Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA, por meio da Unidade SESI de Segurança e Saúde no Trabalho que tem o objetivo de implantar uma educação preventiva, atuando junto à comunidade escolar, promovendo orientações e informações essenciais, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais.

A ação contou com palestra educativa, adoção de medidas preventivas, (acompanhamentos e orientações técnicas de escovação e do uso do fio dental), além de uma avaliação odontológica gratuita. A meta inicial do projeto é atender cerca de 350 crianças da educação infantil, de 3 a 6 anos, da Escola SESI Anna Adelaide Belo.


“Eu sempre escovo os dentes. Se a gente não escovar direitinho, podemos ficar feios com buracos nos dentes!”, alertou o aluno Pedro Rodrigo Oliveira Santos, 5 anos, que participou da ação.

Maria Valentina de Araújo, de 4 anos, disse que adorou a história e alertou para o cuidado com a Dona Cárie. “Precisamos escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia, para que a Dona Cárie não coma nossos dentes!”.


“Estamos atuando de forma preventiva com a ação. Queremos educar as crianças para que eles passem para os pais que elas precisam ter essa saúde bucal, o acompanhamento com o dentista fazendo com que esse trabalho aconteça conjuntamente com a escola. Antes nós fizemos um trabalho com os professores.O nosso objetivo é atender os alunos de toda a escola até o ensino médio e até atender eles aqui na escola com a unidade móvel de odontologia do SESI”, destacou a odontopediatra e dentista do SESI, Larissa André dos Santos.

“Estamos desenvolvendo na escola o projeto “Saúde em Ação” com o objetivo de fazer com que as crianças tenham um posicionamento diferente em relação aos hábitos de higiene que são iniciados em casa, mas que permeiam todos os ambientes por onde eles passam. E o projeto de saúde bucal do SESI vem de encontro ao nosso trabalho”, destacou a gerente da Unidade SESI Anna Adelaide Belo, Regina Sodré.  


O Projeto Sorriso Saudável, iniciativa inédita do SESI/MA, desenvolvido no ambiente escolar, visa a implantação de uma cultura de hábitos saudável nas crianças, relacionados à saúde bucal, como prevenção de doenças futuras, de maneira simples e lúdica.    Este Programa está à disposição da Indústria, para que seja aplicado em escolas em que estudam os dependentes dos industriários”, informou o Coordenador de Segurança e Saúde na Indústria do SESI, Allan Kardec Ayres Ferreira.


“Assim como atuamos nas empresas industriais que nos solicitam esse tipo de serviço para seus empregados, queremos atuar na educação das crianças de nossas escolas, com ações dinâmicas, visando prevenir problemas de saúde bucal”, finalizou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário