segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Temporada cultural tem o objetivo de despertar o interesse do público pelos museus, que são estimulados a oferecer atividades especiais em sua programação. Este ano, 848 museus realizarão 2.657 atividades


Começa na próxima segunda-feira (23) a 13ª edição da Primavera dos Museus. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania, o evento prevê a realização de atividades especiais com o objetivo de atrair a atenção e mais público para essas instituições. Em 2019, 848 museus participam da semana, que se estende até o domingo (29), com 2.657 atrações formatadas especialmente para a temporada, incluindo palestras, oficinas, exposições, workshops, shows e outras atividades.

O tema deste ano é “Museus por dentro, por dentro dos Museus” e busca envolver o público na aventura de conhecer, preservar e compartilhar suas memórias. A proposta é permitir que os visitantes conheçam o dia a dia dos museus para além dos espaços de exposição, vendo também outras áreas, como curadoria de obras, preservação de acervo e pesquisas científicas. Na realidade, a 13ª Primavera busca mostrar ao público a complexidade do conjunto de atividades museais, cujo objetivo último é preservar os bens e fazer com que a interação do público com as informações e memórias expostas seja a mais fluida e clara possível.

Crescimento ano a ano

Criada em 2007, a Primavera dos Museus tem apresentado resultados positivos em todo o País. Entre 2007 e 2018, o número de museus participantes vem aumentando, em média, 14% ao ano. A quantidade de atividades oferecidas pelos museus tem crescimento médio ainda mais expressivo – 16% anuais no mesmo período.

Nesta edição, dos 848 museus participantes, 55 estão no Centro-Oeste, 195 no Nordeste, 38 no Norte, 386 no Sudeste e 175 no Sul, mostrando que a iniciativa atinge todo o Brasil.

Informação: Cultura.gov 

0 comentários:

Postar um comentário