Prefeitura de São Luís

Assembleia Legislativa

sexta-feira, 6 de setembro de 2019
Roda de tambor, ladainha, procissão pelas ruas do centro histório e derrubamento do matro são atrações do último dia de programação do Festejo de São Benedito, realizado pela Casa do Tambor de Crioula, equipamento cultural do estado ligado à Secretaria de Cultura (Secma). A programação faz parte das comemorações pelo dia Municipal do Tambor de Crioula, celebrado nesta sexta-feira, 6.

Neste ano as comemorações do Dia Municipal do Tambor de Crioula acontecem pelo segundo ano consecutivo na Casa do Tambor, centro de referência dessa manifestação, um dos mais novos equipamentos culturais administrado pela Secma.

Nesta sexta-feira, 6, a partir das 17h, acontecerá o encerramento das festividades comemorativas que tiveram início no dia 30 de agosto, com o levantamento do mastro de São Benedito.

O Festejo é organizado pela Mestra Rosa Barbosa e contará com apresentação do grupo Unidos de Santa Fé, procissão em homenagem a São Benedito pelas ruas do centro histórico, ladainha e derrubamento do mastro.

O Dia Municipal do Tambor de Crioula foi instituído pela Lei Municipal 4.349 de 2014. Em 27 de março deste ano o Governo do Maranhão por meio do Decreto 34.718 reconheceu o Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado institucionalizando ações de salvaguarda, com o objetivo de preservar e fortalecer a expressão da cultura popular.

A Casa do Tambor de Crioula é um espaço cultural destinado a exposições, apresentações /vivências, e também para atividades de ensino e formação – oficinas de saberes tradicionais (ritmo/dança, confecção de indumentárias e de tambores, artesanato e outras formas de produção material e imaterial sobre a manifestação).

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel