terça-feira, 17 de setembro de 2019
Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes receberão as ações do projeto Conexões Musicais

No próximo dia 19 de setembro, 250 educadores da rede pública de ensino das cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes participarão do “Orquestra em Sala” – primeira fase do “Conexões Musicais”, projeto de responsabilidade social e democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira. Na ocasião, músicos da OSB ministrarão palestras leves e interativas, com o objetivo de capacitar esses educadores, para que eles repliquem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos. O encontro será no Castelo Leicam, no município de Pedreiras.

O “Orquestra em Sala” é o primeiro contato da Orquestra Sinfônica Brasileira com as comunidades por onde passa e funciona como uma preparação para a fase seguinte do Conexões Musicais. Em novembro, músicos moradores dessas cidades terão a oportunidade de participar de workshops com renomados instrumentistas da OSB, que, ao final do dia se apresentarão em concertos de câmara, abertos ao público.

Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem a NTS como mantenedora, a Vale, a Eneva e a Brookfield como Patrocinadoras e a Eletrobras como copatrocinadora.

Saiba mais sobre o projeto Conexões Musicais, no vídeo:  https://vimeo.com/359292387/1ce16d37f3

Sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 78 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Nas últimas sete décadas, a OSB revelou nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, e esteve à frente, maestros e compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. Também faz parte de sua história a colaboração de alguns dos maiores artistas do cenário internacional como Leonard Bernstein, Arthur Rubinstein, Mstislav Rostropovich, Igor Stravinsky, Claudio Arrau, Zubin Mehta, Lorin Maazel e Kurt Masur, entre muitos outros.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como mantenedora e a Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e Eletrobras como copatrocinadora, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Conexões Musicais – Orquestra em Sala

Dia 19 de setembro de 2019, das 18h às 21h
Local: Castelo de Leicam
Endereço: Avenida Mariano Lisboa, 1226 - Pedreiras

Informação: Erica Avelar

0 comentários:

Postar um comentário