quarta-feira, 25 de setembro de 2019
Iniciativa do Unicef, Disney e ESPN evento prossegue até quinta-feira (26) no Jardim América, com apoio da Prefeitura de São Luís


Estudantes da rede municipal da Prefeitura de São Luís estão participando da Caravana do Esporte/Caravana das Artes, que acontece desta terça-feira (24) até quinta-feira (26), na arena montada no campo do bairro Jardim América, na Cidade Operária. O evento, que tem apoio da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Disney e o Canal de TV ESPN e ocorre pela segunda vez em São Luís que recebeu a atividade em 2013.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) mobilizou aproximadamente 400 estudantes por turno - manhã, tarde e noite, de sete escolas do Ensino Fundamental, para participar das ações. Como parte da programação, também estão acontecendo formações em 'Esporte Educacional' e 'Viva com Arte' para professores da rede e monitores do Programa Mais Educação. Os estudantes estão tendo acesso às ações de esporte educacional, artes e cinema nos três dias de realização do evento.

Segundo o secretário municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa, as atividades esportivas e artísticas visam agregar valor ao aprendizado dos estudantes, promovendo também o lazer, entretenimento e valorização da cultura. "São ações que se somam ao trabalho de estímulo à educação inclusiva e integral que estão sendo desenvolvidos na gestão do prefeito Edivaldo", destacou Moacir Feitosa.


Várias estações de esportes e de artes, além da tenda do cinema, foram montadas na arena do campo do Jardim América. Os estudantes estão tendo aulas de esporte educacional nas modalidades de futebol, vôlei, basquete, slackline, tênis, lutas, entre outras. Nas estações de artes estão sendo trabalhadas as manifestações de música (percussão) e dança. E, na tenda do cinema, estão sendo reproduzidos filmes infantis e de animação, com classificação indicativa de acordo com a faixa etária. Os estudantes da rede municipal têm entre 7 e 15 anos e são do Ensino Fundamental das Unidades de Educação Básica (U.E.Bs) Saraiva Filho, Honório Odorico, Evandro Bessa - Santa Bárbara, Zebina Eugênia e Salomão Fiquene, do Núcleo Rural, e da U.E.B. Nascimento de Moraes e Anexo III do Tancredo Neves (ISEMA), que são do Núcleo Cidade Operária.

A professora Maria de Jesus Gaspar Leite, secretária adjunta de Ensino (SAE/Semed), esteve na abertura das atividades na manhã desta terça-feira (24). Ela parabenizou os organizadores do evento, e também agradeceu aos gestores das escolas, aos monitores do programa Mais Educação, e aos professores e demais servidores da Semed pela participação nas formações e nas aulas da Caravana do Esporte e das Artes. "São ações que reforçam a educação integral desenvolvida pelo município", disse a secretária adjunta da Semed.

O professor Rogério Ribeiro, monitor do Programa Mais Educação, está participando da formação em esporte. "É a primeira vez que eu participo desse projeto e já gostei bastante do que está sendo passado e da forma como o ministrante compreende nossas limitações e consegue passar seus conhecimentos. O diálogo que estamos tendo aqui hoje vai ajudar muito na minha vivência com os estudantes, pois, nem todos têm a mesma resistência física, ou o interesse em se exercitar; e ainda tem a questão dos alunos com algum tipo de deficiência, para os quais temos que ter uma dinâmica diferente e também mais elaborada".


Johne Araújo Pereira, monitor de Português e Matemática do Mais Educação, está participando da formação dentro da metodologia "Viva com Arte", que proporciona aos educadores a compreensão e o reconhecimento da cultura popular e da identidade cultural local, a criação de instrumentos musicais com material reciclado, e a valorização do conhecimento que a criança traz com ela. "Já percebo que esta formação vai me ajudar a dinamizar as aulas, inovando e motivando ainda mais meus alunos", disse o monitor Johne Pereira.

A gestora da U.E.B. Saraiva Filho (Cajupe), Suely de Mattos Saraiva, destacou que tudo o que envolve o esporte e as artes é bom, gratificante e prazeroso. "Sair da rotina e ter acesso a atividades de esportes e artes é muito bom para os nossos estudantes. Agradeço o convite e espero poder estar em mais ações como essa", disse a educadora.

Entre dezenas de alunos da U.E.B. Saraiva Filho, estavam Ana Steffane Ferreira Cerejo e Pedro Henrique Araújo de Sousa - ambos com 10 anos e do 5º ano da Unidade. "Estou muito feliz por ter vindo. As brincadeiras são muito legais. Foi muito divertido", disse Pedro Henrique. "Joguei basquete, vôlei, tênis e participei de outras brincadeiras. Estou um pouco cansada, mas muito feliz", assinalou Ana Steffane.


CARAVANA

A Caravana do Esporte/Caravana das Artes são projetos de educação que viajam o Brasil levando as metodologias "Esporte Educacional" e "Viva com Arte" para capacitação de educadores e gestores públicos. Já são quase 200 municípios visitados, com participação voluntária de artistas e atletas. A Caravana tem patrocínios da Alcooa, Itaú, Rede, EDP e CMPC, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte/Ministério da Cidadania/Governo Federal.

Caravana do Esporte/Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social da Disney, da ESPN e do Unicef, realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga. A iniciativa faz parte do compromisso da Disney em promover um estilo de vida saudável, incentivando atividades esportivas e ao ar livre por meio de suas histórias, conteúdos, experiências e personagens. Em São Luís, a Caravana do Esporte tem patrocínio da Alcoa e a Caravana das Artes tem patrocínio da OTIS.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário