Assembleia Legislativa

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Equipes multidisciplinares da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) estiveram na manhã desta terça-feira (24), nas praias de Itatinga e Taperai, localizadas na cidade de Alcântara (a 30 km de São Luís), realizando a coleta de materiais e de amostras para serem analisados.

Também foi realizada, na manhã da segunda-feira (23), a coleta dos materiais encontrados na orla da Praia de São Marcos, na capital. Os objetos, de acordo com o Laboratório de Análises Ambientais – LAA, da Secretaria, são amortecedores utilizados nas embarcações para evitar o choque mecânico entre a embarcação e o caís de atracamento.

As atividades foram realizadas após o recebimento de denúncias através das redes sociais, na segunda (23), onde um vídeo mostrava uma tartaruga coberta por uma camada pastosa de cor preta. “Quando recebemos as denúncias, nos foi passada a informação de que as manchas foram vistas pela primeira vez no sábado (21). Porém, os denunciantes não nos deram certeza dessa informação”, afirmou o encarregado do LAA da SEMA, Paulo Rocha.


Ainda de acordo com o LAA, o material foi encontrado em apenas um ponto da praia de Itatinga, em Alcântara, e , por isso, a população não será impedida de utilizar os espaços. “Como a mancha foi localizada em apenas um ponto da praia, não há necessidade de interdição. Dessa forma, não existem proibições para banhistas”, pontuou Paulo Rocha.

Após a realização do reconhecimento, coleta e levantamento de emissor do material recolhido, os resultados serão encaminhados para os setores responsáveis para as devidas providências.

De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), as operações no Porto do Itaqui seguem normalmente, não sendo registrado nenhum vazamento de óleo.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel