Prefeitura de São Luís

Assembleia Legislativa

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Na tarde desta quarta-feira (4), em reunião no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho com representantes das Secretarias de Segurança Pública (SSP), Cidades (Secid) e Turismo (Setur), empresários, colaboradores e moradores da região do Centro Histórico de São Luís apresentaram sugestões para reestruturar o planejamento da segurança na região.

A ideia foi ouvir as demandas dos comerciantes da região para adequar um planejamento de Segurança que atenda ao crescente fluxo de pessoas que têm frequentado a região, com atenção especial aos domingos, como explica o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

“Nós estamos ouvindo todos os envolvidos na comercialização de produtos e serviços no Centro Histórico de São Luís. Eles que são os agentes que estão no dia a dia na região. Nós precisamos fazer esse reforço na segurança”, afirmou o secretário.

De acordo com Catulé Júnior, já existe um forte investimento em segurança pública na região da Praia Grande, mas é preciso fazer um novo alinhamento de estratégias.

“É público e notório que o fluxo de visitantes no Centro Histórico aumentou bastante nos últimos meses. Com isso tornou-se necessário que a gente faça um estudo, um planejamento de segurança adequado a este novo momento. Esse é o momento de ouvir os empreendedores e seus colaboradores para que a gente faça um plano que se adeque a essa nova realidade”, pontuou Catulé Júnior.

“Todos juntos”


O presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes de São Luís e proprietário do Restaurante Flor de Vinagreira, Francisco Neto, avalia que o esquema de Segurança Pública no Centro Histórico já está bem organizado, mas com o aumento no número de frequentadores é necessário encontrar novas alternativas.

“Estamos todos juntos, o poder público, o empresariado e as secretarias que fazem parte desse processo, para somar e buscar a melhor alternativa para trazer as famílias para o Centro Histórico, que é o nosso interesse e maior objetivo”, ressalta Francisco Neto.


O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur), coronel Honório de Carvalho, destaca que a Praia Grande já conta com um forte aparelhamento policial, mas com o aumento no fluxo de pessoas, o esquema de segurança deverá ser reforçado.

“Nunca tivemos um efetivo tão grande patrulhando e policiando a área do Centro Histórico. Melhorou a segurança, mas cada vez mais o evento se torna um atrativo maior e as forças de segurança tem se desdobrado para tentar atender esse demanda sempre crescente”, detalha.

Também participaram da reunião o comandante do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), coronel Jorge Luongo, além de representantes da Secid.

Informação: MA.gov

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel