quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Operação é desdobramento da comissão constituída pelo prefeito Edivaldo com a função de coibir ocupação desordenada da área central da capital, bem como atos de vandalismo e a depredação do patrimônio público, entre outros


A Prefeitura de São Luís deu início, nesta quarta-feira (4), a uma operação de disciplinamento do comércio formal da região do Centro Histórico. A operação é um desdobramento da força-tarefa constituída pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior na segunda-feira (2) com objetivo de verificar as condições de funcionamento destes espaços. As ações da força-tarefa visam coibir a ocupação desordenada da área central da capital, bem como atos de vandalismo e a depredação do patrimônio público e, assim, garantir a segurança e a tranquilidade de quem frequenta o Centro da cidade. 

A ação conjunta desta quarta-feira (4) ocorreu na Praia Grande e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), com participação da Guarda Municipal e Defesa Civil; Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com a Vigilância Sanitária e ainda Sub-prefeitura do Centro e Corpo de Bombeiro.

"Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos intensificando um trabalho que já existia, envolvendo vários órgãos de segurança e ordenamento urbano do município e também do Estado. O primeiro passo dessa operação é o ordenamento dos bares e restaurantes com a verificação das condições de funcionamento", assinalou o secretário da Semusc, Héryco Coqueiro. 

O subprefeito do Centro Histórico, Jeferson Viegas, informou que neste primeiro dia da operação foram visitados quatro estabelecimentos e que a ação segue até que todos os estabelecimentos da região sejam fiscalizados. A ação desta quarta-feira teve como resultado o embargo de atividades de um estabelecimento comercial na Avenida Beira Mar e outros três receberam notificações. Entre as notificações estão do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.  Durante a operação também foram apreendidos alimentos armazenados de forma incorreta.

RELATÓRIO


Cada um dos órgãos envolvidos na força-tarefa deverá elaborar seus laudos para que no final resulte em um relatório que será apresentado à comissão constituída pelo prefeito Edivaldo para conter os excessos no Centro Histórico. Por outro lado, o controle do comércio informal também será intensificado pela Blitz Urbana.

Em um segundo momento a força-tarefa deverá intensificar ainda mais os trabalhos, com policiamento mais ostensivo, ou seja, com um volume maior de policiais. "Estamos empenhados em dar segurança ao cidadão que venha ao Centro para se divertir de forma ordeira, coibindo a ação dos desordeiros que se recusam a seguir regras do convívio social", disse Héryco Coqueiro.


NOVAS AÇÕES 

A força-tarefa dará continuidade, ao longo desta semana, à ação de disciplinamento dos bares em toda a região do Centro. Depois da Praia Grande, a ação deve se estender para os bairros do entorno do Centro Histórico.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário