sábado, 14 de setembro de 2019

O vice-governador Carlos Brandão e outros oito representantes dos Estados da Amazônia Legal estiveram reunidos, nesta sexta-feira (13), em Brasília, com os embaixadores da Noruega, Reino Unido, Alemanha e França. O encontro, inicialmente pautado para tratar das ações e projetos de cada governo estadual para a sustentabilidade das áreas pertencentes à Amazônia Legal, assim como as alternativas para se combater queimadas florestais, evoluiu para a discussão de acordos que podem ser viabilizados diretamente entre os países que participaram da reunião e os nove Estados que aderiram ao Fundo Amazônia.

Dentro do prazo de 30 dias, todos os governantes e embaixadores tornarão a se encontrar, desta vez na embaixada da Alemanha, a fim de detalhar uma série de apoios financeiros e programas efetivos de combate ao desmatamento na região amazônica. Assim, por unanimidade, os representantes dos Estados estudam uma forma viável de mobilizar esses programas diretamente com os países financiadores ou por meio do Consórcio Amazônia Legal, que contempla o Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Amazonas e Tocantins.

“Todos nós queremos ver o Fundo Amazônia gerando respostas mais céleres para a preservação do meio ambiente, sem atravancar o processo de desenvolvimento econômicos dos estados”, reforçou o vice-governador Carlos Brandão.

Novidades

O embaixador da Noruega, Nils Gunneg, que sediou parte das discussões desta sexta-feira, informou que o país vai oferecer gratuitamente um sistema de mapas e monitoramento da região. Na presença dos embaixadores do Reino Unido e Alemanha – Vijay Rangaranjan e Georg Witschel, respectivamente – ele explicou que isso se tornará realidade porque a Noruega realizará uma ampla contratação de um sistema com imagens globais, sendo disponibilizado como uma ferramenta gratuita de monitoramento.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário