sábado, 14 de setembro de 2019
Técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e da Secretária de Estado do Turismo (SETUR) visitaram o município de Barreirinhas com o objetivo de iniciar o Plano de Ação para o desenvolvimento turístico da Rota das Emoções.

A iniciativa que busca reforçar o desenvolvimento do setor, envolverá ações em áreas como infraestrutura, meio ambiente, segurança, conectividade, promoção turística e eventos, além de fortalecimento institucional. O trabalho vai ser acompanhado por gestores públicos, privados e a comunidade de municípios do roteiro.

O secretário de Turismo, Catulé Junior, ressalta que é extremamente importante a visita in loco desses profissionais. “Barreirinhas é um dos nossos polos de maior visitação. Com a visita dos técnicos temos outros olhares para identificar os principais entraves na comercialização e estruturação da rota e podendo atender melhor nossos turistas”, ressaltou.

Estiveram presentes no primeiro dia (11/09) de visita, os prefeitos e as secretárias de Turismo de Tutóia e do Piauí, além da grande participação de empresários de municípios maranhenses e piauienses.

A equipe da Superintendência dos Lençóis e Delta esteve em reunião com os profissionais do MTur ressaltando o trabalho que vêm sendo desenvolvido pela SETUR como a manutenção da limpeza da cidade através da blitz do turismo e com as qualificações dos agentes locais que trabalham com turismo na região.

O programa “mais qualificação profissional”, que ficou entre os 10 finalistas do prêmio nacional de turismo do ano passado, foi citada como boa prática a ser replicada em outros estados.

No segundo dia (12/09) foram atendidas as demandas individualizadas do trade e entregue documentos oficiais de planejamento da rota.

Segundo o secretário adjunto da SETUR, Hugo Veiga, a elaboração do plano de ação para o desenvolvimento da região tem sido feita de forma conjunta.

“Em reunião com os técnicos do governo federal, fizemos o pleito para que a gestão do Parque Nacional dos Lençóis passasse para o governo do estado, assim como oficializado pelo governador Flavio Dino. Solicitamos melhorias na sinalização turística, saneamento básico, a melhoria das rodovias de acesso à região dos Lençóis e do Delta e a reforma do Farol de Mandacaru. Ações que vão ajudar na estruturação maranhense na rota das emoções”, afirma Hugo Veiga.

ROTA DAS EMOÇÕES

Com uma mistura de cultura, belezas naturais e história, o roteiro encanta turistas que percorrem a região, uma das mais famosas do país. A Rota engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará, além de áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral oeste cearense; o Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário