segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Reforçar o diálogo e aprimorar a articulação entre todas as 27 unidades da Federação, esse é o objetivo da que vai acontecer em São Luís.


O evento organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) acontecerá durante os dias 02 e 03 de outubro, no Grand São Luís Hotel, em São Luís, as 9h. Nos dias 03 e 04 de outubro, na cidade de Barreirinhas (MA) será dada a continuidade ao evento com a visita técnica dos representantes do Ministério do Turismo e dos interlocutores estaduais do setor turístico.

Durante o evento, serão apresentados temas de relevância para o setor, dentre eles, apresentação das ações do Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo em 2019, apresentação do Departamento de Pesquisas com a Categorização do Mapa do Turismo, apresentação do Departamento de Cadastramento (CADASTUR), a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2020, apresentação do case de sucesso promocional e institucional da Chapada das Mesas.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, explica que pela primeira vez o Maranhão vai sediar essa reunião, o que demonstra o reconhecimento, por parte dos outros estados, dos avanços da regionalização do estado.

“Ficamos satisfeitos de termos sido aclamados, de forma unanime, para sediar essa reunião estratégica da regionalização de todo o Brasil. A estruturação de destinos, a qualificação e diversificação da oferta turística do país, o fortalecimento das instâncias de governança regionais e a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro são alguns dos objetivos do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que serão discutidos na nossa capital” reforçou o gestor da SETUR.


Na oportunidade, também acontecerá a visita técnica à cidade de Barreirinhas, com apresentação do Voucher digital do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Na ocasião, o atual coordenador regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Luís Matias irá apresentar os resultados das negociações para a concessão do Parque Nacional. A reunião contará com a presença dos interlocutores com a prefeitura de Barreirinhas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação de Empresários de Barreirinhas, Associação de Guias dos Lençóis e a Superintendência Lençóis e Delta e técnicos da SETUR.

“O encontro será uma excelente oportunidade para discutir os diversos temas que permeiam o setor. Sabemos da necessidade de um alinhamento e do avanço da Política Nacional de Turismo, nosso trabalho também é contribuir com esse processo e buscar soluções para os desafios identificados”, declarou a Superintendente de Regionalização do Estado do Maranhão, Gloria Pinto.

Qual o papel dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo?

De acordo com o Ministério do Turismo, “os interlocutores têm papel fundamental na implementação do Programa. São eles que recebem as orientações do MTur para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal. Eles atuam de forma articulada, formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação. A mobilização dessa rede busca estimular o fortalecimento dos processos de planejamento e gestão participativos do turismo; promover as articulações necessárias para a estruturação dos destinos turísticos; disseminar as diretrizes e estratégias sob a ótica do PRT; incentivar a criação de espaços para troca de experiências e inteligência de mercado.

A 32 reunião será aberta pelo Secretário do Turismo do Estado do Maranhão, Catulé Júnior, contará com a participação dos representantes do MTur, a diretora do departamento de Ordenamento do Turismo, Silvana Melo do Nascimento, a coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, e interlocutores estaduais do setor turístico de todas as 27 Unidades da Federação. Na solenidade de abertura acontecerá a apresentação cultural do tambor de crioula União de São Benedito
fundado por Mestre Felipe.

SERVIÇO:

O quê: Abertura do 32ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT)
Quando: Nesta quarta-feira (02), às 9h;
Onde: Grand São Luís Hotel – Praça Dom Pedro II, 299, Centro, São Luis/MA.

Informação: SETUR 

0 comentários:

Postar um comentário