segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Inscrições podem ser feitas das 8h às 18h, somente na próxima quinta-feira (3), no Museu da Gastronomia Maranhense; evento integra a programação do Centro de Capacitação em Culinária Típica da Prefeitura de São Luís, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo para fortalecer a gastronomia local


A jabiraca (peixe seco) será o elemento gastronômico da próxima oficina gratuita oferecida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), na próxima segunda e terça-feira, nos dias 7 e 8 de outubro, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas na sede do Museu da Gastronomia Maranhense (Rua da Estrela, Nº 83), das 8h às 18h, somente na próxima quinta-feira (3). O evento integra a programação do Centro de Capacitação em Culinária Típica, que funciona no Museu da Gastronomia, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior que tem como objetivo fortalecer a gastronomia local ao mesmo tempo em que incentiva as potencialidades turísticas da capital.

Os cursos ofertados no Centro de Capacitação também têm como objetivo fomentar a economia local por meio da capacitação e incentivo ao empreendedorismo. “As oficinas têm capacitado os alunos para tornar os pratos típicos de São Luís ainda mais comuns nas ruas e estabelecimentos comerciais, para que quando o visitante chegue na cidade, se depare com a nossa riqueza gastronômica local”, afirma a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.


O instrutor Igor Henrique Santos ensinará receitas como escondidinho de jabiraca, torta de jabiraca e arroz branco de acompanhamento. Macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão, milho e abacaxi já foram temas de oficinas realizadas pela gestão municipal.

Inaugurado no dia 13 de junho deste ano, o museu ocupa um prédio histórico da cidade e, reúne um acervo riquíssimo da gastronomia maranhense em um espaço que é moderno e ao mesmo tempo preserva as características coloniais, servindo como resgate para a cultura local, apresentando para a população e turistas as curiosidades sobre a nossa culinária.


A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local, que encanta com o olhar e com o paladar, porque é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada. Como cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto. Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense é exortada no Museu de Gastronomia para proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

Para visitação, o local funciona de segunda à sexta, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h.

Informação: Agência São Luís

0 comentários:

Postar um comentário