quarta-feira, 25 de setembro de 2019
A data, celebrada no dia 27 de setembro, é comemorada há 39 anos


A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (24.09), sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Turismo. O ministro Marcelo Álvaro Antônio participou da cerimônia e ressaltou a importância do setor turístico para movimentar a economia e gerar emprego e renda.

Durante sua fala no Plenário da Câmara dos Deputados, o ministro Marcelo Álvaro Antônio agradeceu o apoio dos parlamentares na aprovação de projetos importantes para o fortalecimento do turismo no Brasil. “Estamos passando por um momento claro de abertura de nossa economia. Estamos avançando em algumas pautas importante em parceria com o Congresso, como a aprovação das reformas”, disse. O ministro elogiou também o empenho dos deputados federais e dos senadores na aprovação da abertura do mercado para as empresas aéreas estrangeiras.

O ministro citou medidas adotadas nos primeiros meses de governo, como a isenção de vistos para países estratégicos, e salientou alguns dados importantes do turismo no Brasil. “Entre maio e julho vimos o turismo gerar, principalmente por meio do setor de alimentação e alojamento, 5,8% a mais de empregos para o nosso país”, disse. “Em julho, primeiro mês após a isenção de vistos, os gastos dos turistas estrangeiros cresceram 43% em relação ao mesmo período no ano passado”, afirmou.

Dados divulgados pelo Banco Central mostram que em julho de 2019, US$ 598 milhões foram injetados na economia brasileira pelos turistas estrangeiros, contra US$ 417 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. Além disso, pesquisa divulgada pelo IBGE apontou que, também em julho, o índice de volume de atividades turísticas no país cresceu 4,4%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Entre janeiro e julho de 2019, a taxa nacional mostrou crescimento de 3,2%.

Álvaro Antônio também falou da dedicação do presidente Jair Bolsonaro para transformar o turismo em prioridade no país. “Nosso presidente não é só um entusiasta do turismo, mas tem a clara consciência de que o turismo tem e deve ser um dos principais vetores da economia de nosso país. O objetivo do nosso governo é desburocratizar e, como diz o presidente, tirar das costas do empreendedor o Estado brasileiro, que é pesado”, declarou.

0 comentários:

Postar um comentário