quinta-feira, 12 de setembro de 2019
Equipe técnica do ministério está em Barreirinhas para conversar com gestores e trade e auxiliar no desenvolvimento do turismo na região


Ouvir demandas, entender a realidade local e desenvolver um plano de ação para o desenvolvimento turístico da Rota das Emoções. Estas foram as missões da equipe técnica do Ministério do Turismo que desembarcou em Barreirinhas (MA) na última quarta-feira (11). Ao todo, serão dois dias e meio de reuniões com gestores estaduais, municipais e representantes do trade para colher informações que possibilitem gerar ações do governo federal a fim de desfazer gargalos e estimular o potencial turístico da rota.

Composta por 15 municípios entre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, a Rota das Emoções foi objeto de estudo do MTur em 2014, o que gerou um plano estratégico de desenvolvimento do turismo regional. Agora, a Pasta retorna para realizar um novo diagnóstico, verificando se as ações foram executadas e ouvindo de quem atua na ponta do turismo local quais são as novas demandas da região.

“O que a gente ouviu hoje foram potencialidades que a região possui e podem de fato contribuir para desenvolver cada vez mais esse destino turístico. A Rota das Emoções tem uma capacidade fenomenal de atração de turistas e os insumos que coletamos certamente vão ajudar no desenvolvimento da rota”, destacou Marcelo Moreira, diretor de Infraestrutura do Ministério do Turismo, após a primeira reunião, realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Na ocasião, os técnicos do MTur ouviram dos gestores locais e do trade quais são as demandas mais urgentes em relação à estruturação da Rota das Emoções. Os relatos trataram de temas como melhorias de infraestrutura, sinalização turística, capacitação, segurança, construção de portos e pontes, reforma de estradas de acesso, acesso a linhas de crédito, conectividade aérea, aumento de capacidade da rede elétrica e melhoria da cobertura telefônica.

“A vinda do ministério é de extrema importância. Estamos nos preparando para fazer o que no passado não foi feito, que é essa integração entre o poder público e o setor privado para que essa união traga o que a gente tanto precisa, um Brasil cada vez mais moderno”, elogiou Albérico Filho, prefeito de Barreirinhas, um dos municípios que integra a Rota das Emoções.

“Estamos sendo vistos e isso é muito importante. A rota já é um roteiro consolidado tanto a nível nacional quanto internacional. Temos um público diferenciado vindo para cá. Todos os anos, o aumento no número de turistas é visível e a previsão é que siga crescendo. Precisamos nos estruturar para continuar recebendo os visitantes. É fundamental que estejamos preparados”, afirmou Carina Camara, secretária de turismo do Piauí.

Representantes do trade e empresários também tiveram espaço na reunião e puderam compartilhar suas experiências e necessidades para melhorar a atuação na rota. “O diálogo e a conversa são a primeira oportunidade para avançar. Só conseguimos derrubar as barreiras unidos. A gente precisa falar a mesma língua, que é a do crescimento, da geração de renda”, comentou o empresário Raimundo Rodrigues, do município de Tutóia (MA).

AGENDA CONTÍNUA

Nesta quinta (12) e sexta-feira (13), a equipe técnica do MTur segue em Barreirinhas para mais uma rodada de reuniões e visitas técnicas. O objetivo é identificar e ver de perto os relatos apontados por gestores e trade. De volta a Brasília, a Pasta vai elaborar um documento e apresentar para a Casa Civil e demais ministérios, a fim de distribuir demandas e gerar ações concretas que auxiliem no desenvolvimento turístico da Rota das Emoções.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário