segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Família, amigos, moradores da cidade e turistas podem curtir uma programação de qualidade que ocorre todas as sextas-feiras e prossegue até aos domingos, com muitas atrações culturais no Centro Histórico de São Luís


A programação cultural realizada no Centro Histórico pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior por meio do programa Reviva, já está consolidada. Famílias, amigos, moradores da cidade e turistas aproveitam as atrações para se divertir e ocupar espaços públicos durante o fim de semana. No domingo (29), o Complexo Deodoro recebeu recreação infantil com o grupo Be Happy, que animou a garotada com jogos e brincadeiras, e a banda Carrossel Encantado, interpretando sucessos infantis. Ainda no domingo, a Feirinha São Luís reuniu atrações culturais, gastronomia, artesanato e produtos agroecológicos na Praça Benedito Leite, das 8h às 15h.

“A programação do Reviva Centro é variada e atende a todos os públicos, com valorização de artistas locais. Essa é uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo para fortalecer a cultura maranhense e promover a ocupação de espaços do Centro com lazer de qualidade”, pontua o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.


Um pôr do sol regado a clássicos da música brasileira e maranhense. Assim foi o final de tarde do sábado (28), no Complexo Deodoro, com o show da cantora Adriana Bosaipo. Com 31 anos de idade e seis de carreira, a cantora Adriana Bosaipo, animou a plateia com um repertório da MPB, passando por Djavan, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Gilberto Gil e Elis Regina, além de maranhenses como César Teixeira e Josias Sobrinho. Cantou Bossa Nova e xote também.

“Fico muito feliz em cantar aqui na Deodoro, que está linda. São Luís já era bela e agora está muito mais. Ações como essa são muito importantes, revitalizar os espaços não só estruturalmente, mas também levar para as pessoas arte, cultura, boa música. Agradeço ao prefeito pela iniciativa”, destaca.

A dona de casa Fernanda Cristina Araújo sempre acompanha a programação do Reviva e posta nas redes sociais. “Quase todo sábado estou aqui curtindo os shows e, aos domingos, trago meu filho para aproveitar a programação infantil. O prefeito está de parabéns com esse programa, que é muito importante para nós ludovicenses", compartilha.

CHORINHO


Também houve apresentação do Grupo de Choro Pixinguinha, na sexta-feira (27), às 18h, na Praça da Mãe d’Água. O grupo se apresentou para um público fiel composto por ludovicenses e turistas apaixonados por clássicos da música brasileira.

O grupo iniciou há 30 anos a partir de um encontro de amigos professores da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem). Eles gravaram o primeiro CD de choro maranhense em 2007 e ganharam o prêmio Universidade FM de melhor CD instrumental e melhor música instrumental, no mesmo ano. Além disso, o grupo participa de projetos no interior do estado para difundir o gênero e realizou pesquisa com compositores de choro, que resultou na publicação Primeiro Caderno de Choros Maranhenses.

Atualmente, o Grupo de Choro Pixinguinha possui cinco integrantes: Domingos Santos no violão de sete cordas, Raimundo Luiz no bandolim, Juca do Cavaco no cavaquinho, João Neto na flauta transversal e Nonato Oliveira na percussão, todos professores da Emem.


A coordenadora pedagógica Clenilde Bezerra trouxe seu pai, o professor aposentado Bento Paiva, para assistir ao pôr do sol no Centro Histórico e aproveitou para acompanhar a apresentação de chorinho. “É a primeira vez que a gente vem assistir ao chorinho aqui. Meu pai toca violão, tem um monte de CDs de chorinho e influenciou a família inteira. Tenho três irmãos que são músicos. Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa, é mais uma opção de lazer”, conta.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário