sexta-feira, 13 de setembro de 2019
Expectativa do evento, agendado para outubro, é estimular a atividade turística no município da região do Munim que está dentro do roteiro complementar da Rota das Emoções.


Rosário - De 3 a 6 de outubro a cidade de Rosário, na região do Munim, irá respirar turismo, esporte e aventura. Para estimular a atividade turística na região, com o foco específico no turismo de aventura, o Sebrae no Maranhão em parceria com a Prefeitura de Rosário, Instância de Governança do Turismo do Polo Munim e JULPEC – Rede Forte do Calvário, realizam o I Festival de Turismo de Aventura – Rosário: Novas Emoções.

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, afirma que a instituição trabalha a formatação de novos atrativos turísticos em todo o estado com o objetivo de dinamizar a cadeia do turismo por todo o estado.

“O Maranhão possui um grande potencial turístico e muitas áreas ainda não estão sendo exploradas como deveriam. São centenas de atrativos naturais, culturais, religiosos, históricos e de experiência. Nosso papel, enquanto instituição de fomento, é incentivar o desenvolvimento e a exploração sustentável desses atrativos, com os olhos voltados para os negócios, estimulando a criação de novas empresas e o fortalecimento das que já existem. O objetivo é fazer com que as receitas geradas pelo turismo no Maranhão permaneçam no estado e estimulem o desenvolvimento local”, enfatizou o executivo.


A ideia do Festival é tornar realidade o que antes era apenas expectativas da comunidade local quanto ao desenvolvimento do turismo na região do Munim, com prioridade para o estímulo à atividade turística em Rosário, qualificando e fortalecendo as empresas de alimentação, hospedagem e demais empreendimentos ligados ao setor no município e cidades vizinhas.

Para o gerente regional do Sebrae em Rosário, Davi Felipe Amorim, o evento é uma oportunidade para aumentar a geração de renda de empresas ofertantes de produtos e serviços na cidade.

“A realização de ações como o Festival de Rosário, dentre outros aspectos, desperta a comunidade e os visitantes para o valor agregado à atividade turística – que se reverte para o desenvolvimento local. A nossa expectativa é que o evento inicie um processo gradativo de melhoria da gestão dos empreendimentos do Polo Munim, criando também um ambiente favorável para que os pequenos negócios do setor se estabeleçam na região e possam ter siustentabilidade”, sinaliza o gerente.

Atrações  


O festival contará com uma programação com atividades desportivas, gastronômicas e culturais, além de passeios turísticos pelos atrativos do município de Rosário. Tudo com a finalidade de gerar oportunidades de negócios, dinamizar a economia local e transformar a cidade em um destino alternativo para o turismo de aventura no estado.

Trekking, canoagem, ciclismo, moutain bike, corrida de rua – com inclusão de etapa com deficientes físicos (corrida empresarial), competições de moto aquáticas, Motocross, recreação infantil, trilha offroad e torneio de vôlei.

Programação

03/10
18h - Abertura do evento – Local: Antiga Estação Ferroviária em Rosário
19h - Cerimônia de abertura com autoridades, parceiros e patrocinadores
19h30 - Palestra de abertura
20h30 - Apresentações Culturais e Festival Gastronômico
04/10





8h às 18h - Entrega de kits aos participantes – Local: Regional doSEBRAE em Rosário.
8h às 18h - Atividades desportivas com crianças e jovens – Local: Parque da Cidade e Balneário do Delega).
7h às 18h - Passeios Turísticos – Ponto de Encontro: Praça da Prefeitura Municipal.
18h - Apresentações Culturais e Festival Gastronômico (Praça da Matriz e Praça da Prefeitura).
20h - Encontro de motociclistas e jipeiros – Clubes Harley-Davidson e do Jipe –
Local: Praça da Prefeitura Municipal.
05/10



7h às 18h - Passeios Turísticos
8h - Atividades desportivas – Local: Balneário do Delega, Ginásio e Rio Itapecuru) 8h - Corrida em trilhas (trekking) – Local: Balneário do Delega
16h - Corrida de Motocross
17h - Corrida de Rua para 200 atletas
18h - Apresentações Culturais e Festival Gastronômico (praça da matriz e praça da prefeitura).
20h - Encontro de motociclistas e Jipeiros (Clubes da Harley-Davidson e do Jipe).
06/10
8h - Prova de Moutain Bike.
9h30 - Corrida de Canoas.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário