Prefeitura de São Luís

Assembleia Legislativa

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

De manhã cedinho ou ao cair da tarde, é possível ver nas ruas do bairro da Cohab, dos vizinhos Turu e adjacências a movimentação das bicicletas e pedestres que se adensam na chegada ao Parque do Itapiracó. Inaugurado pelo Governo do Maranhão há dois anos, o espaço se consolidou como um dos queridinhos para a prática de exercício físicos e lazer de quem mora na região.

A capital chega aos 407 anos, no próximo dia 8, com espaços novos ou renovados, entregues desde 2015.

Frequentadora do Itapiracó há cinco anos, Ilinete Pereira de Araújo mora no Cruzeiro do Anil e todos os dias vai a pé para o parque em que, além da caminhada, faz outros exercícios de força e alongamento.

“Depois das obras aqui ficou muito bom, antes era só o mato. Agora tema a pista de caminhada, os aparelhos para ginástica, é mais bonito, mais seguro e todos os dias a gente vê que tem gente nova, tem mais gente vindo e fica muito bom”, afirma.

Ela diz que já fez amizades e que no parque também gosta de caminhar com a companhia de familiares e amigos. “Às vezes venho com os vizinhos, com minhas irmãs, é bom porque a gente se exercita, fica bem de saúde e conversa também”, diz.

Morador do Anil, o aposentado Wanderley Costa todos os dias corre no parque. Para ele, o espaço oferece oportunidades de viver uma antiga paixão.

“Antes eu ia correr no aeroporto, sempre amei correr, mas depois daqui ficou muito melhor, é outra coisa”, disse.

Mais espaços

Aos 407 anos e prestes a ganhar um novo parque – o do Rangedor –, a cidade de São Luís também tem outros espaços que aproximam famílias e vizinhos e oferecem lazer e saúde gratuitos e ao ar livre.


Na Praça da Lagoa, também construída pelo Governo do Maranhão, crianças e adultos aproveitam os brinquedos e a convivência. É o caso do engenheiro eletricista Dreyfus Vasconcelos, que nos fins de tarde e finais de semana faz passeios de bicicleta e brinca com o filho Felipe, de seis anos.

“Essa praça cria um ponto de encontro, é um espaço que a gente gosta de vir, ele brinca nos brinquedos, a gente anda de bicicleta, ficou bem agradável, a gente se sente seguro”, conta.

“É um espaço muito bom para brincar com os filhos, estar perto deles, eles também se amarram dos pais virem juntos”, completa.

A empresária Dina Costa vai à praça duas vezes ao dia, além de passear com o cachorro no fim da tarde. Pela manhã, faz caminhada por lá e em outros espaços do Complexo da Lagoa, que também inclui academias ao ar livre, pista de caminhada e ciclovia.

“Eu gosto daqui, é bem arborizada, está mais arrumado, mais limpo e estou achando bem melhor”, diz.

Parque Estadual do Rangedor

Com inauguração marcada para o aniversário para São Luís, o Parque Estadual do Rangedor promete ser outro espaço público de lazer e esporte que será aproveitado por muitos ludovicenses. Além da natureza preservada nos mais de 120 hectares que compõem a área, o parque vai oferecer pista de 3,5 km para corrida e caminhada, academias ao ar livre, praças, quadras poliesportivas e áreas de vivência.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel